Encontro reúne representantes do terceiro setor da região de Araçatuba, em Birigui
19/06/2026 14:11 | Atividade Parlamentar | Da assessoria da deputada Márcia Lia
A deputada estadual Márcia Lia (PT) realizou, nesta semana, em Birigui, o Encontro do Terceiro Setor da Região de Araçatuba. A atividade reuniu cerca de 100 pessoas, representando 60 entidades, em um momento de diálogo, troca de experiências e capacitação.
O encontro teve como objetivo fortalecer as organizações da sociedade civil, ampliar o acesso à informação e promover o compartilhamento de conhecimentos sobre gestão, captação de recursos e instrumentos de apoio às entidades.
A chefe de gabinete Meire Silva participou da atividade e reforçou a importância do financiamento e do fortalecimento institucional das organizações, destacando o papel fundamental que as entidades desempenham nas comunidades.
As palestras foram conduzidas pela advogada Dra. Isabelle Lupino, por Eliel Robson Lemes Ribeiro e por Marco Ernandez, que abordaram temas como formalização das entidades, documentação necessária, captação de recursos, gestão de projetos e emendas parlamentares estaduais.
Durante o encontro, Márcia Lia também destacou uma conquista importante para o terceiro setor: agora, ficou mais fácil para as entidades receberem emendas parlamentares estaduais diretamente em suas contas bancárias. Antes, em razão de burocracia excessiva, os recursos acabavam sendo repassados por meio das prefeituras e, muitas vezes, não chegavam às organizações da forma ou no tempo necessário.
Para a deputada, fortalecer o terceiro setor é fortalecer a própria sociedade. "As entidades realizam um trabalho indispensável, acolhendo, cuidando e transformando vidas todos os dias. Nosso compromisso é seguir construindo caminhos, ampliando oportunidades e garantindo que essas organizações tenham cada vez mais condições de desenvolver seu trabalho", afirmou.
Márcia Lia avaliou positivamente a iniciativa. "Foi uma oportunidade de aproximação ainda maior com as entidades da região. Pudemos ouvir demandas, esclarecer dúvidas e dialogar com quem está atuando diretamente onde as pessoas mais precisam", destacou.
Notícias relacionadas
- Deputado solicita inclusão de Mongaguá no Programa Muralha Paulista
- Compromisso que se renova: deputado reforça parceria com Vargem Grande do Sul e anuncia recursos
- Uma noite de emoção, fé e música na catedral de Franca
- Serviço público por videochamada: projeto de lei aprovado na Alesp cria "Balcão Virtual"
- Audiência pública denuncia falta de transparência na municipalização do Caps Itapeva
- Deputada recebe Título de Cidadã Miguelopolense
- Projetos e ações as entidades sociais e assistências é pauta de reunião na secretaria estadual de Desenvolvimento Social
- Opinião - Uma queda de braço que pode custar vidas em Osasco
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições