Festa para a comunidade luso-brasileira reúne cerca de 400 pessoas na Assembléia
23/04/2002 15:26
DA ASSESSORIA
Cerca de quatrocentas pessoas participaram na noite desta segunda-feira, 22/4, de sessão solene comemorativa ao Dia Comunidade Luso-Brasileira. A sessão foi solicitada pelo deputado Dorival Braga (PTB), que a presidiu, e contou com a presença do secretário do Governo de São Paulo, Fernando Leça, do cônsul de Portugal, Domingos Vidal, e de outros membros ilustres dessa comunidade. Dentre os presentes, foram homenageados 22 portugueses, que receberam o Diploma de Honra ao Mérito da Assembléia Legislativa, conferido pela Mesa da Assembléia, nos 502.º anos do aniversário do achamento do Brasil. A homenagem àqueles dos quais descendemos e a união entre os povos, principalmente entre brasileiros e portugueses foi o mote da solenidade, dado pelo deputado Dorival Braga.
Em discurso durante a sessão, o deputado Newton Brandão (PTB) ressaltou o ato de justiça que estava sendo promovido pelo deputado Dorival Braga ao homenagear "o povo que construiu este país e este Estado". Brandão fez um breve histórico do Brasil, destacando a figura de D. Pedro I "que nasceu e morreu em Queluz e escreveu nossa bela história".
De acordo com Dorival Braga a solenidade em comemoração ao Dia da Comunidade Luso-Brasileira "é uma forma de prestar homenagem a este povo que tanto colaborou para a formação de nossa gente e de nossa cultura". Além do diploma e de uma lembrança, o deputado entregou uma caravela de ouro a Manoel Rocha Alves, o Mané da 15, figura de destaque na comunidade luso-brasileira de São Paulo. O apelido carinhoso é uma referência a sua primeira casa de comércio, em Santo Amaro.
Em seu discurso, o deputado Dorival Braga falou sobre o descobrimento e a disputa das terras descobertas, culminando com o tratado de Tordesilhas, que dividiu o Brasil entre Portugal e Espanha. "Os portugueses foram empurrando aquela linha imaginária, até criar um país em forma de coração", disse.
O advogado Antonio de Almeida e Silva agradeceu em nome dos homenageados "o carinho e a gentileza do deputado Dorival Braga, que merece toda a gratidão da comunidade luso-brasileira". O apoio do Conselho das Comunidades Portuguesas à solenidade, às comemorações do Dia da Comunidade Luso-Brasileira e à integração entre portugueses e brasileiros mereceu destaque por parte do orador. Segundo ele, o 22 de abril, mesmo antes de ser consagrado oficialmente o dia da comunidade, já era comemorado, pela realidade de vida contada pelo povo brasileiro e português. Para ele, "a complexa rede de relações e influências mútuas sobrepõe-se à estrutura das leis e aos tratados". Ele lembrou que os homenageados "são filhos legítimos dessa comunidade natural e que em São Paulo foram acolhidos". A responsabilidade de todos na preservação dessa comunidade à qual pertencemos também foi tema de seu discurso.
Foram alvo de suas palavras a construção de um ambiente fraterno tanto por parte dos portugueses que moram no Brasil quanto dos brasileiros que moram em Portugal. Para ele "não basta apenas o reconhecimento da existência de laços profundos entre os dois países, mas também usufruir do patrimônio humanista de que a comunidade luso-brasileira é, muito orgulhosamente, portadora". O amor que a comunidade tem pelo Estado de São Paulo e pelo Brasil, nutrido, segundo ele, desde 1500 e o desafio permanente de manter a vocação universalista dos dois povos também foram citados.
O cônsul de Portugal, Domingos Vidal, falou da honra de estar comemorando o Dia da Comunidade Luso-Brasileira no plenário que leva o nome do ex-presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira. "Esta Casa reflete tudo o que é a gente de São Paulo", disse. Vidal relatou sua emoção ao ver faixas alusivas ao evento espalhadas pela cidade e agradeceu a Dorival Braga pela honra de ver sua pátria homenageada pela Assembléia Legislativa de São Paulo, exatamente no dia da chegada de Cabral ao Brasil. A paixão de brasileiros e portugueses pelo futebol, a garra dos dois povos e a defesa que um faz do outro foram destacadas. "A globalização nos ensina que quem corre sozinho está sempre atrasado", disse Vidal, para quem Brasil e Portugal já descobriram isso faz tempo. Ele citou Fernando Pessoa: "Caminhar é só dar passos. Nada mais do que isso", e concluiu: "Esta Casa deu hoje um grande passo".
Além de Almeida e Silva e Manoel Rocha Alves, também foram homenageados: José Soares Ferreira; Manuel Correia Botelho; Coronel PM Gerson dos Santos Rezende do Comando de Policiamento Rodoviário (CPRV); Jorge da Conceição Lopes; Irma de Grandis Pereira; Manoel Dias Pinheiro; José Duarte de Almeida Alves; João Pires Pereira; José Alberto Neves Candeias; Ernesto Alves da Silva; Fernando Henriques de Oliveira; Cesar Fernandes Rosa; Antonio Henriques Branco; Aristides Almeida Rocha; Antonio Manuel Neto Guerreiro; Sólon Borges dos Reis; Maria dos Anjos Abrantes Marques de Oliveira; Carminda Nogueira de Castro Ferreira; Maria da Glória Pires, a fadista Glória de Lourdes; Manuel Joaquim Teixeira de Carvalho, o Manuel Teixeira. Outros dois diplomas foram conferidos aos apresentadores de televisão, Augusto Liberato, o Gugu - que no último domingo fez em seu programa uma referência à homenagem que receberia do deputado Dorival Braga e da Assembléia Legislativa -, e Ana Maria Braga, que
não puderam comparecer ao evento. Ambos deverão receber seus diplomas em data a ser agendada.
Após a solenidade houve apresentação de dois grupos de dança folclórica, Os Veteranos e o São Paulo Clube Arouca, e de dois cantores de fado, Ciça Marinho e Tiago.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Lei Ruy Ferraz Fontes e proteção a escolas: parlamentares aprovam projetos de Segurança Pública
- Alesp aprova cessão de naming rights de áreas públicas, recarga de elétricos em prédios e mais; veja
- Responsabilização de agressores e Bolsa Ração: projetos aprovados ampliam direitos dos animais
- Fogos de artifício com estampido: campanha "SP sem fogos" é lançada para proteger animais
- Deputado pede ao MP prisão de participante de 'A Fazenda' por ameaça e maus tratos contra enteado
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações