Encontro debaterá o desenvolvimento do turismo étnico no Brasil


10/04/2001 14:58

Compartilhar:


Buscar investimento e promoção para o Turismo Étnico no Brasil é a proposta do Encontro Estadual - O Negro e o Turismo Étnico, que acontecerá no dia 24 de abril, a partir das 14 horas, no Plenário Teotônio Vilela, na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

A iniciativa é do Coletivo de Empresários Afro-Brasileiros da Região Metropolitana de Campinas e da microempresária Juliana Mara Ribeiro Cesario (Rainha Pérola Negra do Estado de São Paulo) e conta com apoio da Secretaria de Esportes e Turismo do Estado de São Paulo e do deputado estadual Vanderlei Macris (PSDB).

Para Macris, o tema é mais do que oportuno de ser debatido. "Infelizmente, nossa sociedade apresenta discriminações raciais no tocante às oportunidades de trabalho, principalmente, em relação ao negro. Esse fato pode ser constatado em diversos estudos estatísticos, como é o caso do último levantamento do IBGE, divulgado recentemente. No caso do Turismo, em particular, que se encontra em pleno desenvolvimento no país, é necessário esforços redobrados para ultrapassar as barreiras étnicas que estão colocadas no mercado".

A microempresária Juliana aponta o turismo étnico como uma das saídas. "O governo anuncia investimentos da ordem de R$ 3,4 bilhões no Pacote Brasil Empreendedor Turismo com 32 medidas, sendo R$ 60 milhões somente em marketing e não pode deixar de colocar nestas metas a promoção do Turismo Étnico, já que temos no Brasil e no Estado inúmeras cidades com influência sociocultural da comunidade negra", afirma.

Dentre os temas a serem debatidos no encontro está a Criação de Roteiros e a Geração de empregos no setor, Política para o Turismo Étnico no Brasil, O Negro no Mercado de Turismo de Negócios, o Futuro do Turismo Étnico no Brasil, a Difusão do Turismo Étnico na Região Metropolitana de Campinas.

O deputado Vanderlei Macris participa das palestras para falar sobre o Fórum São Paulo Século XXI, evento de iniciativa da Assembléia Legislativa que reuniu segmentos diferenciados da sociedade, incluindo o movimento negro, para discutir e apresentar propostas relacionadas a 16 temas de interesse social.

O evento é aberto ao público e várias entidades representativas são esperadas. As conclusões terão seus desdobramentos no Congresso Nacional para o Desenvolvimento do Turismo Étnico, que a organização do evento prepara, para junho próximo, na Bahia.

"Temos em São Paulo grandes eventos proporcionados para negócios entre empreendedores afro-étnicos no país, representações negras participando de grandes feiras internacionais e, por incrível que pareça, não há nenhum projeto para a ascensão do turismo étnico no Brasil e para que esta situação comece a sofrer modificações não podemos ficar alheios a ela", cita Francisco Henrique Silvino, idealizador do Encontro.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Vanderlei Macris - 3886-6956/6957)

alesp