Crianças e mídia: especialista alerta para o papel dos pais


06/10/2010 20:35

Compartilhar:

Reunião do Conselho Parlamentar pela Cultura de Paz <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2010/CONPAZrob4249.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Hamilton Pereira e Heinz Buddemeier<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2010/CONPAZhamiltonEheinz_buddemeier.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Heinz Buddemeier<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2010/CONPAZheinz_buddemeier5rob.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O impacto da mídia na infância foi tema de palestra realizada nesta terça-feira, 5/10, em reunião do Conselho Parlamentar pela Cultura de Paz (Conpaz), na Assembleia Legislativa. O professor de ciências dos meios de comunicação Heinz Buddemeier chamou a atenção para a responsabilidade dos pais no grande impacto que os diversos tipos de mídia têm causado nas crianças.

Buddemeier, que veio da Alemanha a convite da Aliança pela Infância, uma rede internacional de proteção à criança, para realizar diversas palestras e lançar seu mais recente livro: Jogos eletrônicos e mundo virtual.

O professor destacou que é perceptível a mudança de comportamento das crianças que sofrem grande influência da mídia. Elas são mais passivas e permanecem por grandes períodos sentadas, como se estivessem em transe. Esta alta exposição leva a criança a se tornar um consumidor passivo.

A mudança de comportamento depende de uma atitude dos pais que devem regular o tempo que as crianças permanecem em frente a tevê, ou "hipnotizadas" por qualquer mídia, como videogames. "Elas devem ser estimuladas a brincar ao ar livre", explicou o professor, que aponta como dificuldade para a mudança de comportamento o fato de muitos pais também terem sido crianças que ficaram por horas abandonadas em frente à televisão. Segundo Buddemeier, também influi a mudança do contexto social, já que muitas as crianças ficam sozinhas por longos períodos em virtude do trabalho dos pais, ou são mantidas por longos períodos confinadas em espaços fechados, como forma de proteção conta a violência urbana.

Para o especialista, o ideal é que a criança até os sete anos de vida tivesse uma exposição mínima à mídia, pois está comprovado que o excesso de exposição compromete o desenvolvimento integral e o desempenho escolar. Outro aspecto destacado pelo professor é estímulo ao comportamento violento que se dá pela longa exposição às imagens imoderadas que são exibidas nas diversas mídias, principalmente nos jogos eletrônicos.

Entre os participantes do encontro, o deputado Hamilton Pereira (PT) destacou a importância da palestra do professor Buddemeier, que se soma às diversas iniciativas do Conpaz em se debruçar sobre o tema da educação infantil, que vem sendo prejudicada pelas dificuldades que os pais encontram em poder dedicar mais tempo ao convívio familiar.

alesp