Museu de Arte do Parlamento de São Paulo
31/01/2013 19:56 | Emanuel von Lauenstein Massarani



Paisagens, rios, aves e igarapés são os temas que caracterizam as obras prediletas do artista baiano Totonho. Com fidelidade o pintor prossegue no caminho de levar através do mundo o seu conto pictórico, ou melhor sua "confissão interior".
Naturalista e ecologista militante sua pintura é de contemplação da natureza, benévola e colorida que transmite todo o envolvimento da alma brasileira. Ela nos transporta através de uma viagem fantástica às nossas florestas de modo especial a Amazônica.
Seus temas possuem a precisa intenção de tecer uma límpida homenagem à natureza que nos circunda, ao mesmo tempo, com o íntimo e insuperável desejo de fazer reviver em cada quadro os tremores e os sussurros que animam e sustentam, entre presenças e longínquas distancias cada menor e humilde fragmento do "mundo visível".
Estamos de pleno acordo com a afirmação do professor Abílio Afonso Ferreira, da Universidade do Porto, quando escreve: "A pintura luxuriante de Totonho insere-se neste grande movimento de renascimento da filosofia da natureza fortemente marcada por uma nova ética ecológica à maneira de São Francisco de Assis (1182-1226, na transição da Idade Média para o Renascimento)".
A obra "O grito das araras contra o desmatamento", doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, reflete toda a sintonia e sensibilidade de Totonho com a natureza, revelando pinturas meticulosas que mostram tanto a beleza das matas virgens como a deprimente devastação do planeta.
O artista
Totonho, pseudônimo artístico de Antonio de Araújo Pereira, nasceu em 1958 no interior da Bahia. Na sua adolescência mudou-se para Salvador, onde aperfeiçoou seu talento. Iniciou sua carreira artística participando de várias exposições coletivas. Atualmente reside em Salvador e na Holanda, onde tem seus ateliers.
Artista de formação autodidata, Totonho é um ecologista por convicção. Sua técnica vai de par com motivos nem sempre tradicionais levando-o desde há muito para além das fronteiras. Seu currículo consta de muitas exposições em diferentes países como Brasil, Portugal, França, Espanha, Inglaterra, Bélgica, Suíça, Alemanha, Holanda, Canadá e os Estados Unidos. Participou ainda de inúmeras exposições coletivas e salões de arte.
O seu trabalho inspirou o músico americano Robert Irving III a compor a peça sinfônica Sketches of Brazil que estreou no Millennium Park em Chicago no 13 de agosto de 2009. Em 2011 foi convidado pelo Fórum d"Avignon para participar na reunião internacional da cultura, da economia e da mídia, no Palais des Papes, em Avignon, França. Além disso, ele foi premiado com o Prêmio Internacional Lorenzo il Magnifico na Bienal Internazionale d"Arte Contemporanea de Firenze 2011 na Itália.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Deputado apresenta Representação Canônica contra Padre Júlio Lancellotti
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações