Museu de Arte do Parlamento de São Paulo

Totonho: a ecopintura de um poeta da natureza que reflete a alma brasileira
31/01/2013 19:56 | Emanuel von Lauenstein Massarani

Compartilhar:

Museu de Arte - Totonho (1)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2013/fg120982.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Obra<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2013/fg120983.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> .<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2013/fg120984.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Paisagens, rios, aves e igarapés são os temas que caracterizam as obras prediletas do artista baiano Totonho. Com fidelidade o pintor prossegue no caminho de levar através do mundo o seu conto pictórico, ou melhor sua "confissão interior".



Naturalista e ecologista militante sua pintura é de contemplação da natureza, benévola e colorida que transmite todo o envolvimento da alma brasileira. Ela nos transporta através de uma viagem fantástica às nossas florestas de modo especial a Amazônica.



Seus temas possuem a precisa intenção de tecer uma límpida homenagem à natureza que nos circunda, ao mesmo tempo, com o íntimo e insuperável desejo de fazer reviver em cada quadro os tremores e os sussurros que animam e sustentam, entre presenças e longínquas distancias cada menor e humilde fragmento do "mundo visível".



Estamos de pleno acordo com a afirmação do professor Abílio Afonso Ferreira, da Universidade do Porto, quando escreve: "A pintura luxuriante de Totonho insere-se neste grande movimento de renascimento da filosofia da natureza fortemente marcada por uma nova ética ecológica à maneira de São Francisco de Assis (1182-1226, na transição da Idade Média para o Renascimento)".



A obra "O grito das araras contra o desmatamento", doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, reflete toda a sintonia e sensibilidade de Totonho com a natureza, revelando pinturas meticulosas que mostram tanto a beleza das matas virgens como a deprimente devastação do planeta.



O artista



Totonho, pseudônimo artístico de Antonio de Araújo Pereira, nasceu em 1958 no interior da Bahia. Na sua adolescência mudou-se para Salvador, onde aperfeiçoou seu talento. Iniciou sua carreira artística participando de várias exposições coletivas. Atualmente reside em Salvador e na Holanda, onde tem seus ateliers.

Artista de formação autodidata, Totonho é um ecologista por convicção. Sua técnica vai de par com motivos nem sempre tradicionais levando-o desde há muito para além das fronteiras. Seu currículo consta de muitas exposições em diferentes países como Brasil, Portugal, França, Espanha, Inglaterra, Bélgica, Suíça, Alemanha, Holanda, Canadá e os Estados Unidos. Participou ainda de inúmeras exposições coletivas e salões de arte.

O seu trabalho inspirou o músico americano Robert Irving III a compor a peça sinfônica Sketches of Brazil que estreou no Millennium Park em Chicago no 13 de agosto de 2009. Em 2011 foi convidado pelo Fórum d"Avignon para participar na reunião internacional da cultura, da economia e da mídia, no Palais des Papes, em Avignon, França. Além disso, ele foi premiado com o Prêmio Internacional Lorenzo il Magnifico na Bienal Internazionale d"Arte Contemporanea de Firenze 2011 na Itália.

alesp