Opinião - Sinal de alerta para o setor têxtil
Ainda que seja o segundo maior gerador de empregos no Brasil, ficando atrás apenas da construção civil, o setor têxtil tem pouca atenção do governo e a situação vai se agravando com a crise econômica atual. São empresas que fecham as portas ou reduzem a produção e postos de emprego eliminados. Ainda assim os empresários e entidades representativas mantêm firme a esperança de que medidas urgentes possam ser adotadas para que o setor volte a crescer e a gerar empregos.
O momento é ainda pior do que há 20 anos, quando houve a abertura de mercado de forma indiscriminada, facilitando a entrada de produtos asiáticos. Em maio de 1995, a cidade de Americana, chamada até então de "Princesa Tecelã" por sua vocação têxtil, foi destaque nacionalmente na mídia por ter sido palco de uma grande manifestação, parando até a rodovia Anhangüera, em defesa das indústrias e do emprego. O protesto reuniu empresários, comerciantes, trabalhadores e autoridades, que já reclamavam da falta de apoio do governo. Outros movimentos como esse terão que ser realizados e rodovias fechadas para que o governo volte seus olhos para a indústria têxtil e de confecção, que ainda emprega diretamente mais de 1,6 milhão de trabalhadores?
Empresários apontam que a desoneração da folha de pagamento foi uma medida que ajudou as empresas a se manterem, ampliou a competitividade do produto nacional e estimulou a formalização do mercado de trabalho. No entanto, a presidente Dilma lançou a Medida Provisória 669, que vai novamente aumentar os impostos.
A mudança na desoneração da folha só agrava esse cenário, que já é bastante negativo devido a diversos fatores, como o aumento da tarifa de energia elétrica, o fim do programa Reintegra, que reduzia os custos produtivos, e a elevação da taxa básica de juros (Selic).
Na Assembleia Legislativa, continuamos em ação com os trabalhos da Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Têxtil e de Confecção. O objetivo é o fortalecimento do setor, atuando como instrumento político para a manutenção de empregos, tributos mais baratos, bem como contra a concorrência desleal de produtos importados.
Há poucos dias estivemos em audiência na Secretaria Estadual da Fazenda, com representantes das entidades patronais e dos trabalhadores. O crédito presumido de ICMS sobre a folha de pagamento para o setor está entre as principais reivindicações discutidas. Também destacamos a importância do apoio do governo estadual às indústrias paulistas, uma vez que muitas empresas estão migrando para estados que concedem incentivos fiscais para importação de insumos e produtos acabados, criando uma concorrência desleal com as empresas de nosso Estado.
O que nos mostra o quadro atual é que a produção nas indústrias caiu, assim como as exportações, e as demissões só aumentam. Os números negativos levam o setor a apelar aos governos estadual e federal para a adoção de medidas que garantam uma sobrevida às empresas. O sinal de alerta está soando cada vez mais rápido e mais alto para o setor têxtil.
* Chico Sardelli é deputado estadual pelo PV e coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Têxtil e de Confecção
Notícias mais lidas
- Aumento do salário mínimo estadual e projeto 'Chave-a-Chave' são temas de Sessão Ordinária da Alesp
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- Reajuste salarial de servidores é tema da 56ª Sessão Ordinária da Alesp; assista à transmissão
- Servidores de várias categorias se unem por recomposição salarial
- Na Alesp, policiais penais cobram melhorias e recomposição salarial para a categoria
- Veículos híbridos de SP terão isenção do IPVA por dois anos; confira regras aprovadas pela Alesp
- Encontro na Alesp define reivindicações de servidores da Polícia Civil ao Executivo
- Lei que transformou dor de família em ações que salvam milhares de vidas completa 10 anos
- 'Dia da Vitória' e os 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial são celebrados na Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações