Lançada Frente pela Reforma Agrária, Agricultura Familiar e Segurança Alimentar


















Com a presença de agricultores e representantes de movimentos sociais do setor, autoridades federais, estaduais e municipais, foi lançada nesta sexta-feira, 26/6, a Frente Parlamentar pela Reforma Agrária, Agricultura Familiar e Segurança Alimentar, coordenada pela deputada Márcia Lia (PT).
"Temos caminhado muito no combate à fome, mas precisamos caminhar muito mais", afirmou a deputada. Ela destacou como um dos objetivos da frente fomentar uma rede de entregas para melhorar a logística da oferta de produtos oriundos da agricultura familiar.
Márcia Lia adiantou ainda que na segunda quinzena de julho a frente parlamentar deve formar um grupo de trabalho e formular um plano de atividades do órgão em diálogo com os movimentos sociais, para contribuir na organização de cooperativas e na agilização de processos de reforma agrária.
"Queremos ouvir os problemas dos que estão na roça", disse a deputada. Ela destacou ainda contar com o apoio da Assembleia Legislativa, através do Núcleo de Avaliação Estratégica, para dar fluxo às propostas e atividades da frente.
A realização de sessões itinerantes da Assembleia, uma das propostas da atual Mesa Diretora para descentralizar a atuação do Poder Legislativo, também poderá contribuir nesse sentido, afirmou o presidente do Parlamento paulista, deputado Fernando Capez, que abriu o evento.
"Num país de proporções continentais, em que tudo favorece a policultura, combater a fome não é apenas uma questão de justiça social, mas de inteligência e de estímulo à produção", ele avaliou.
Capez destacou ainda a necessidade de atitudes concretas para reverter o fluxo do êxodo rural. "Precisamos nos unir em torno de bandeiras sociais, independentemente das posições político-ideológicas, porque o objetivo de todos é fazer o bem comum", declarou Capez.
O evento contou com a participação do ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias. Ele ressaltou os benefícios do recém-lançado Plano Safra da Agricultura Familiar, programa do governo federal que, segundo o ministro, teve seus recursos aumentados de R$ 24 bilhões, no período 2014/15, para R$ 28,9 bilhões em 2015/16. Um dos braços do programa é a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), serviço social que objetiva promover, estimular implementar programas de assistência técnica e extensão rural. "Com juros abaixo da inflação, a Anater abre frentes para dar uma nova dimensão à assistência técnica nos espaços da agricultura familiar e dos assentamentos".
Ananias valorizou a convergência de órgãos e ministérios para dar conta dos setores abarcados pela frente parlamentar e a compra prioritária por órgãos públicos de alimentos oriundos da agricultura familiar. Propôs como tarefa a resolução de dificuldades de acesso aos créditos do Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf), sobretudo para as mulheres.
"Eu recebi uma tarefa da presidenta Dilma Rousseff para a qual conto como o apoio de todos vocês: a de em 30 dias apresentar uma proposta concreta para um vigoroso processo de reforma agrária e assentamento em todo o território nacional", declarou Patrus Ananias. "Nossa meta é, até 2018, não ter nenhuma criança [vivendo] debaixo da lona no país", ele completou.
Entre os presentes ao evento estava o deputado federal Nilto Tatto (PT/SP). "Apesar de todo mundo estar falando em crise econômica, o Plano Safra Agricultura Familiar teve seus recursos aumentados em 20%", destacou o parlamentar. Ele lembrou ainda do papel que a agriculturafamiliar exerce na questão ambiental e as consequências que isso pode trazer. "A crise hídrica em São Paulo, em parte, tem a ver com o desmatamento no interior do Estado. Onde se pratica agricultura familiar não há desmatamento, a floresta permanece", ele completou.
m o secretário paulistano do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, Artur Henrique; Marco Pilla, diretor da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp); e Leonardo Goes Silva, presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), além de outras autoridades do governo federal, estadual e prefeitura da cidade de São Paulo.
Entre eles, Arnoldo de Campos, secretário Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, órgão do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, lembrou a importância do engajamento do Legislativo nas questões de reforma agrária, segurança alimentar e agricultura familiar. Ele destacou ainda que "o Brasil saiu do mapa da fome da ONU [em 2014] porque foi o país que mais tirou gente da pobreza nos últimos dez anos".
Representantes de movimentos sociais, como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Federação da Agricultura Familiar do Estado de São Paulo (FAF) e Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) também participaram do lançamento da frente parlamentar. Elio Neves, da Federação dos Empregados Rurais Assalariados do Estado de São Paulo (Feraesp), criticou a proposta do governo do Estado de concessão de áreas de parques. "O governo quer vender 70 mil hectares que, em vez de irem para a agricultura familiar, vão voltar para o agronegócio", afirmou.
Notícias mais lidas
- Aumento do salário mínimo estadual e projeto 'Chave-a-Chave' são temas de Sessão Ordinária da Alesp
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- Reajuste salarial de servidores é tema da 56ª Sessão Ordinária da Alesp; assista à transmissão
- Servidores de várias categorias se unem por recomposição salarial
- Encontro na Alesp define reivindicações de servidores da Polícia Civil ao Executivo
- Veículos híbridos de SP terão isenção do IPVA por dois anos; confira regras aprovadas pela Alesp
- Na Alesp, policiais penais cobram melhorias e recomposição salarial para a categoria
- Lei que transformou dor de família em ações que salvam milhares de vidas completa 10 anos
- 'Dia da Vitória' e os 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial são celebrados na Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações