Mogi das Cruzes sedia primeira audiência para debater Orçamento estadual 2017

Audiências Públicas Orçamento 2017 - Mogi das Cruzes
16/05/2016 20:35 | Da Redação: Marisa Mello Fotos: José A. Teixeira

Compartilhar:

Marcos Furlan, Robson Senziali, Estevam Galvão, Mauro Araújo, Luiz Carlos Gondim e Claudio Miyake <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2016/fg189400.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Orçamento estadual 2017 em debate com a população de Mogi das Cruzes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2016/fg189401.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Melhorias nas estradas da região foram citadas pelos participantes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2016/fg189402.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Melhorias nas estradas da região foram citadas pelos participantes

A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes sediou na sexta-feira, 13/5, a primeira audiência pública de uma série de 21 que a Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento (CFOP) vai promover para debater o Orçamento estadual 2017.

Após a exibição de vídeo institucional que explica a tramitação da peça orçamentária, o deputado Estevam Galvão (DEM), membro da CFOP e representante da região do Alto Tietê na Assembleia, conduziu os trabalhos. O deputado Luiz Carlos Gondim (SD), o presidente da Câmara Municipal de Mogi, Mauro Araújo, o secretário de Finanças de Mogi, Robson Senziari, e os vereadores mogianos Claudio Miyaki e Marcos Furlan também integraram a mesa.

Galvão afirmou que nem sempre todas as demandas podem ser atendidas, "mas nem por isso podemos desistir de reivindicar". Para isso, ele destacou que seria muito importante que a população lotasse a câmara para apresentar seus pleitos. Em seguida, saudou o presidente da CFOP, Mauro Bragato (PSDB). Já o deputado Gondim espera que a situação econômica atual sofra mudanças para melhor, de forma que as propostas feitas nas audiências possam ser atendidas. Ele também destacou que as estradas da região merecem maior atenção.

Pleitos da Câmara de Mogi

Solução para a falta de infraestrutura voltada a romeiros que perfazem a Rota da Luz (rumo a Aparecida), mediante a construção de um centro turístico em Mogi das Cruzes, é o pleito da Câmara de Mogi, apresentado por Araújo. Ele ainda solicitou para o município uma clínica de atendimento a dependentes químicos.

O vereador Furlan lembrou que a cidade recebeu os Jogos Abertos em 2013, mas não pôde realizar as competições de atletismo. Na época, o governador se comprometeu a construir uma pista de atletismo no distrito de César de Souza, mas até agora a obra não se efetivou. Ele também pediu uma ciclovia na rodovia Mogi-Guararema. Seu colega Claudio Miyake pediu a instalação de um núcleo de segurança no bairro de Jundiapeba e a duplicação do trecho final da Mogi-Dutra no trecho entre a rodovia Ayrton Senna e Arujá. Protássio Nogueira, também vereador de Mogi, abordou a questão da pavimentação da estrada Volta Fria.

Representante do Conseg do distrito de Palmeiras, Santo Gimenez informou que abaixo-assinado da comunidade local, com 15 mil assinaturas, solicita a criação da 5ª Companhia da Polícia Militar no distrito e ainda a pavimentação da estrada que liga Suzano a Mogi (via Furnas).

Suzano e agronegócio

Secretário municipal de Cultura de Suzano, Arrones Jr., pediu a revitalização dos três centros culturais da cidade e também a construção do terminal intermunicipal e a instalação da 4ª Companhia da Polícia Militar em Suzano.

Kijiro Fujii, representante do setor de seguro rural, afirmou que o agronegócio precisa de incentivos e que o Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap) deveria aumentar os investimentos no setor para alcançar ao menos R$ 30 milhões.

Outras propostas

Renata Fernandes, da Fatec de Mogi das Cruzes, falou do programa Bolsa-Permanência, que teve os valores contingenciados, o que tem levado a alta evasão escolar. Ela ressalta que o programa foi autorizado, aprovado, porém não aplicado pelo Executivo.

Maria Lúcia Fortes, representante dos dentistas de carreira pública, veio solicitar a equiparação salarial com os médicos do Estado e a criação de plano de carreira, lembrando que a minuta do projeto já foi enviada à Casa Civil pelo secretário da Saúde, David Uip.

Servidor público municipal de Jacareí, Renato Vasconcelos pediu a contratação de mais servidores e a redução do número de municípios no Estado.

Urna

A CFOP realizou uma pesquisa junto aos participantes e a maioria definiu saúde como tema prioritário. Educação e segurança ficaram em segundo e terceiro lugar.

A próxima audiência pública da CFOP acontece na terça-feira, 17/5, às 10h, na Câmara de Jundiaí.

alesp