SOS Racismo ganha sede permanente
23/11/2016 18:36 | Da Redação - Fotos Bruna Sampaio









O presidente Fernando Capez e o 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Enio Tatto (PT), participaram nesta terça-feira, 22/11, da inauguração da sede do SOS Racismo. O descerramento da placa foi feito pelos dois parlamentares, acompanhados das deputadas Beth Sahão (PT) e Clélia Gomes (PHS) e da atual coordenadora do SOS Racismo, Eliane Dias.
A sala 3002, no 3º andar do Palácio 9 de Julho, passa a ser sede permanente, uma antiga reivindicação dos funcionários do SOS Racismo, já que esse serviço, ligado à Comissão de Direitos da Pessoa Humana, funcionou por dez anos em várias salas. Tatto lembrou a necessidade de o SOS Racismo ter uma sala adequada para receber as pessoas.
Prêmio Zumbi dos Palmares
Beth Sahão abriu a solenidade de entrega do Prêmio Zumbi dos Palmares, na mesma data. Instituído em 2003, graças à lei de autoria do ex-deputado Nivaldo Santana, o prêmio foi entregue, neste ano, a dez personalidades que se destacaram junto à comunidade ou contribuíram para o enriquecimento da cultura negra brasileira.
A primeira homenageada foi a jornalista Joyce Ribeiro, apresentadora de telejornal no Sistema Brasileiro de Televisão e autora do livro Chica da Silva, Romance de uma Vida. Os demais homenageados foram Juninho, do Comitê do Genocídio da Juventude Negra; repórteres dos Jornalistas Livres; Douglas Belchior, colaborador da Frente Pró-Cotas Raciais e das Articulações do Movimento Negro contra o Genocídio da População Negra; Edson França, historiador, membro do Conselho Nacional da Igualdade Racial; Elisete Lima dos Santos, vereadora da Câmara Municipal de Taboão da Serra; e o deputado federal Vicente Cândido (PT/SP).
Orgulho e empoderamento
Durante a entrega do prêmio, revezaram-se ao microfone convidados que integraram mesas de debate sobre a condição do negro no país. Mãe Carmen de Osun fez um relato sobre o enfrentamento à intolerância religiosa. "Tenho orgulho de ser uma mulher numa religião de matriz africana, o Candomblé. A única resistência que temos é nos assumirmos como somos e ostentar isso", ensinou, ao se mostrar comovida com o reconhecimento de sua casa, pela administração municipal de São Bernardo do Campo, como patrimônio cultural desse município.
A juíza Mylene Ramos abordou o tema Empoderamento e Liderança da Mulher Negra. Ela narrou fatos desde 1583, quando os primeiros escravos foram trazidos ao Brasil, até a Abolição da Escravatura em 1888. "Durante o período escravocrata, a mulher negra trabalhava nos serviços domésticos do senhorio e, após a libertação, continuou a exercer a mesma tarefa nessas casas ou em outras", relatou.
Equidade e justiça
Segundo Mylene Ramos, a aprovação da Consolidação das Leis Trabalhistas, em 1943, reforçou o preconceito contra as mulheres negras, pois as excluiu dos direitos dos empregados. "Ao longo das décadas, a economia do país mudou, mas a mulher negra ficou à margem, em termos de salário, sempre menores, ou período de desemprego, sempre maior que o da mulher branca", acentuou, mostrando dados estatísticos de pesquisa feita pelo Instituto Ethos em 2010.
"E o que é empoderamento?", questionou Mylene Ramos, respondendo ela mesma que essas palavras se traduziam concretamente em fortalecimento físico, espiritual e financeiro. "Já é sabido que a mulher negra valoriza mais o trabalho em equipe, a equidade, a justiça e a espiritualidade. O que falta para sermos líderes?" Nada, afirmou, lembrando as ações afirmativas inseridas na Constituição de 1988. Seguiram-se as falas de Maria das Neves, representante da União da Juventude Socialista, sobre o empoderamento da juventude negra; de Marco Antonio Zito Alvarenga, da Advocacia-Geral da União, que traçou um panorama sobre o tema escolhido pela ONU para esta década (Povos Afrodescendentes: Reconhecimento, Justiça e Desenvolvimento); e da youtuber Nataly Nery, do canal Afros & Afins.
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações