Reunião técnica define cronograma de projeto


22/02/2017 16:49 | Da Redação*

Compartilhar:

Membros da Frente Parlamentar de Agroecologia e Produção Orgânica<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2017/fg199647.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os deputados que participam da Frente Parlamentar de Agroecologia e Produção Orgânica definiram cronograma para a conclusão do projeto de lei que institui a Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica. Pela proposta, ficou estabelecido que, até o dia 15/3, o projeto deverá ser concluído ser votado a partir de 10/5. Os deputados Aldo Demarchi (DEM) e Ana do Carmo (PT) esperam que a lei possa ser regulamentada ainda no primeiro semestre do ano que vem.

A reunião técnica contou com a participação de representantes da Secretaria de Estado da Agricultura, através da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral " CATI, do Centro de Pesquisa Mokiti Okada e de associações ligadas à produção de orgânicos.

Aldo Demarchi se disse satisfeito com o trabalho. Sendo um dos coordenadores, levou a proposta do projeto a diversos municípios do interior paulista ao promover reuniões e debates com objetivo de fomentar instrumentos que possam dar autonomia a quem deseja utilizar os recursos naturais, sem o uso de produtos químicos. Acompanhado do diretor da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Silvicultura de Rio Claro, Sérgio Litholdo, visitou propriedades rurais familiares e grandes fazendas que produzem orgânicos, como a Toca, em Itirapina.

A certificação, garantia de origem e assistência técnica, principalmente aos pequenos produtores foram os itens mais debatidos. O deputado também fez duras críticas à morosidade com que o tema é tratado no Estado.

ademarchi@al.sp.gov.br

*Com a colaboração do gabinete do deputado Aldo Demarchi

alesp