Comunidade turca é homenageada na Assembleia




Representantes da comunidade turca reuniram-se nesta quinta-feira, 18/5, na Assembleia Legislativa, para um ato solene em comemoração ao Dia da Comunidade Turca. Esta iniciativa coube ao deputado Carlão Pignatari (PSDB), autor da lei que instituiu essa data para homenagear o povo turco.
O deputado Fernando Capez (PSDB) foi o primeiro a saudar os presentes, lembrando que, à época em que era presidente nesta Casa (2014 a 2016), esteve na Turquia a convite do Centro Cultural Brasil Turquia (CCBT). Por esta razão quis homenagear a comunidade turca no Brasil e solicitou a Pignatari que apresentasse projeto com esse objetivo. Transformado na Lei Estadual 15.989/2015, passou-se a celebrar O Dia da Comunidade Turca na Assembleia Legislativa, nos moldes em que ocorre na Câmara Municipal de São Paulo. Capez fez menção à "dimensão internacional" do Parlamento paulista, motivo que o levava a receber cônsules e embaixadores de vários países e dedicar-se às relações diplomáticas. Portanto, justificou, ao conhecer os ideais do CCBT de promover o diálogo, a integração, a solidariedade, o entendimento intercultural e a educação entre os povos, não poderia deixar que o trabalho dessa instituição fosse "apagado ou ocultado por qualquer ação que viesse a denegrir uma cultura milenar".
Os agradecimentos foram feitos por Ana Helena Murti e Mustafá Goktepe, respectivamente presidente do Conselho Consultivo e presidente do CCBT. Ana Murti informou sobre as mais recentes atividades do Centro, como o intercâmbio de artistas de Istambul, desenvolvido em parceria com o Itaú Cultural e referiu-se ao atual cenário político da Turquia.
"Aumenta o número de turcos que chegam ao Brasil; espero que sejam bem vindos e aqui possam ter uma vida melhor, mais igualitária e com direitos", disse, ao acrescentar que uma das melhores ferramentas para a integração é a cultura. Mustafá Goktepe também se referiu ao "momento nada bom" da Turquia, e lamentou o fato de os turcos nato brasileiros não poderem fazer muito mais em prol dos compatriotas. Reafirmou o objetivo da CCBT de lutar pelos valores democráticos e direitos humanos.
Na sequência, foram entregues troféus da terceira edição do Prêmio CCBT a personalidades do universo acadêmico, cultural, mídia e especial, que contribuíram para a aproximação entre os dois países. Foram homenageados: Clarita Costa Maia, presidente da Comissão de Relações Internacionais da Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal; Luiz Henrique Pereira da Fonseca, cônsul geral do Brasil em Istambul (2012 e 2015); Peter Demant, professor de História e Relações Internacionais da Universidade de São Paulo; Fernando Altemeyer Junior, professor de Filosofia, Teologia e Ciências da Religião da Pontifício Universidade Católica de São Paulo; Vanessa Braga Matijascic, professora visitante de Segurança Internacional da Universidade Federal de São Paulo; e Mikaele Akeme, estudante do Centro Educacional de Diadema, participante do Festival Internacional de Língua e Cultura em 2016.
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações