Pintoras expõem obras relacionadas ao empoderamento feminino


26/06/2018 17:26 | Arte | Larissa Seretti - Foto : Raphael Montanaro

Compartilhar:

Exposição Empoderamento Feminino <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2018/fg225629.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição Empoderamento Feminino <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2018/fg225631.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição Empoderamento Feminino <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2018/fg225632.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição Empoderamento Feminino <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2018/fg225633.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição Empoderamento Feminino <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2018/fg225634.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Reunindo obras de 12 artistas, a exposição Metáforas do Empoderamento Feminino acontece na Assembleia Legislativa até a próxima sexta-feira (29/6), com o apoio do deputado Abelardo Camarinha (PSB).

Por meio das obras, que trazem figuras femininas e elementos relacionados, a proposta do Grupo de Artistas Plásticos Associados (Grupo Arpa) é fortalecer a liberdade de escolha e autonomia das mulheres, em prol da luta pela igualdade entre os gêneros.

Uma das artistas que participam do grupo, Sandra Filardi, explica como surgiu a ideia de fazer a mostra. "Sempre que alguém sugere um tema, estudamos, lemos textos a respeito. Cada uma tem um ponto de vista, e só depois do estudo produzimos os quadros", disse.

Ela também fala sobre suas obras, que estão disponíveis na exposição.

"As duas faces de Eva" e "Um certo mistério, tecido fio a fio" são telas que, segundo a artista, ressaltam a autoestima feminina. "A mulher ainda tem que se afirmar, ela não precisa disputar com o homem".

Outra obra exposta é "Todas Somos Frida", de autoria da artista plástica Laura Martinez. Ela demonstra a ideologia da pintora mexicana em cores alegres e elementos que sobressaem da tela.

O grupo é composto por artistas formadas em diferentes áreas e existe há dois anos, mas elas se reúnem há mais de dez no ateliê de Geanete Reinis.

As artistas são: Agnes Franchini, Cida Katsurayama, Domingas Pera, Elaine Janeiro, Eufrosina S. Umezawa, Geanete Reinis, Gladys Ometto, Laura Martinez, Lindnalva Borges, Maria L. Florentino, Marisa Camara, Rosely Kavaleski, Sandra Filardi, Sueli Alvarenga da Costa, Sylvia Sinder e Zuleide Besse.

Exposição: Metáforas do Empoderamento Feminino

Organização: Arpa " Artistas Plásticos Associados

Curadoria: Geanete Reinis

Período: até o dia 29/6

Horário: de segundas a sextas-feiras, das 9h às 18h

Local: Hall Monumental

Avenida Pedro Álvares Cabral, 201 - IbirapueraInformações: (11) 3886-6610 - Entrada gratuita


alesp