Protagonismo das mulheres negras na sociedade é tema de exposição


11/03/2019 15:06 | Arte | Laysla Jacob - Fotos: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Exposição Mulheres Negras: Cultura e Protagonismo <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2019/fg230962.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição Mulheres Negras: Cultura e Protagonismo	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2019/fg230958.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição Mulheres Negras: Cultura e Protagonismo	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2019/fg230959.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição Mulheres Negras: Cultura e Protagonismo	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2019/fg230960.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição Mulheres Negras: Cultura e Protagonismo	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2019/fg230961.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição Mulheres Negras: Cultura e Protagonismo	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2019/fg230957.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição Mulheres Negras: Cultura e Protagonismo	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2019/fg230963.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Valorizar o papel da mulher negra na sociedade e estimular a sua representatividade entre as protagonistas é o objetivo da nova mostra na Alesp. Intitulada "Mulheres Negras: cultura e protagonismo", a exposição apresenta 27 painéis com fotografias de mulheres negras que se destacam em suas trajetórias " no Espaço V Centenário, até o dia 15/3.

Com a intenção de promover a autoestima da mulher negra por meio de imagens que ela possa ter como referência, a exposição questiona os padrões culturais impostos, procurando mudar a percepção sobre o protagonismo dessas mulheres. Por fim, destaca a beleza que existe em cada uma delas e conscientiza o público sobre o papel desempenhado pelas mulheres, valorizando sobretudo a importância do empoderamento social.

As fotos registradas pelo fotógrafo Guilherme Griebler retratam 24 mulheres, entre elas a professora e artista plástica Raquel Trindade, a rapper Sharylaine e a embaixatriz do Samba Paulista Maria Helena da Silva Brito. Junto às imagens, é possível conferir em qual área cada uma delas atua.

Para Kátia Trindade, coordenadora do projeto, é importante debater o papel exercido por essas personagens. "Queremos provocar a reflexão. Procuramos desconstruir padrões que levam à discriminação da mulher negra na sociedade."

O projeto, iniciado em 2012, está em sua segunda edição. Desenvolvido por Cássio Rodrigo de Oliveira Silva, Kátia Trindade e Celso Matias da Fonseca, já passou por diversas cidades do estado a fim de levar esse debate a um público maior. A mostra itinerante já esteve em Franca, Batatais, São José do Rio Preto e São Joaquim da Barra, entre outras cidades.

Exposição Mulheres Negras: cultura e protagonismo

Período: de 11/3 a 15/3

Horário: das 8h às 20h

Local: Espaço V Centenário " Alesp

Endereço:

Av. Pedro Álvares Cabral, 201

Entrada gratuita

Informações: (11) 3886-6610


alesp