Exposição trata da diversidade urbana


27/03/2019 16:14 | Arte | Luiz Rheda - Foto: Marco Antonio Cardelino

Compartilhar:

Exposição Viva São Paulo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2019/fg232136.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição Viva São Paulo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2019/fg232132.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição Viva São Paulo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2019/fg232134.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição Viva São Paulo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2019/fg232135.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Paolo Dobnik <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2019/fg232137.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição Viva São Paulo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2019/fg232138.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição Viva São Paulo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2019/fg232139.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição Viva São Paulo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2019/fg232133.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Com quadros que retratam ruas e cartões postais da capital paulista, a exposição Viva São Paulo, dos pintores Paolo Dobnik e Alexia Lombardi, traz ao Espaço V Centenário da Alesp traços que apresentam a diversidade urbana.

Como está sempre viajando por diferentes países para produzir suas obras, Paolo usa como inspiração o dia a dia da cidade em que está. "Se eu estou em São Paulo, vou querer pintar um quadro sobre São Paulo, porque as pessoas daqui se identificam com isso", explicou.

O artista usa como material, além de pincéis e tintas, uma câmera fotográfica. Ao andar pelas ruas, costuma registrar momentos que chamam sua atenção, para posteriormente reproduzi-los nas telas.

Para ele, tirar uma foto de determinado instante faz com que o quadro pintado seja original, pois ninguém terá um registro idêntico ao usado durante a produção.

Além de imagens da capital paulista, a mostra reúne cenas registradas ao redor do mundo, como a de uma passageira desembarcando de um táxi no Times Square, em Nova Iorque.

A paixão pela pintura que Paolo e Alexia Lombardi sentem vem desde cedo. Os irmãos, quando ainda eram crianças, ajudavam o pai, que também era pintor. Eles lavavam os pincéis usados e, conforme foram aprendendo técnicas de pintura, passaram a fazer o fundo dos quadros.

Essa estratégia de trabalho continua até hoje. Para adiantar o trabalho e produzir as obras em tempo de serem entregues, Alexia produz o plano de fundo da pintura. Depois, Paolo faz os traços que dão nitidez à imagem do quadro.

A exposição, que fica aberta ao público até sexta-feira (29/3), conta com o apoio do deputado Rogério Nogueira (DEM).

Exposição Viva São Paulo

Artistas: Paolo Dobnik e Alexia Lombardi

Período: até o dia 29/3

Horário: de segundas a sextas-feiras, das 8h às 20h

Local: Espaço Cultural V Centenário " Alesp

Av. Pedro Álvares Cabral, 201 " Ibirapuera

Entrada gratuita

Informações:

(11) 3886-6610


alesp