ILP promove o segundo encontro do Ciclo de Epilepsia


28/03/2019 14:25 | Palestra | Fabio Donato - Foto: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Regina Silva, Luiz Fernando, Vinicius Schurgelies, Li Li Min e Isilda Sueli Assumpção<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2019/fg232167.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Gabriela Davoli Gomiero e Li Li Min<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2019/fg232168.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Henrique Willian Turner e Regina Silva<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2019/fg232169.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Isilda Sueli Assumpção e Li Li Min<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2019/fg232170.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2019/fg232171.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Regina Silva e Luiz Fernando Teixeira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2019/fg232172.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2019/fg232173.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com Epilepsia promoveu o segundo dia do ciclo de debates sobre a epilepsia, na última quarta-feira (27/3), no auditório Teotônio Vilela da Alesp. No ambiente todo decorado em roxo " em alusão ao mês da epilepsia e o "Purple Day", celebrado em 26 de março " especialistas convidados explicaram a importância de conscientizar a população sobre a doença, que afeta mais de 150 mil pessoas por ano no Brasil. O tema deste segundo debate foi "Diversos olhares para a epilepsia: médico, paciente e cuidadores".

O coordenador da frente parlamentar, deputado Luiz Fernando T. Ferreira (PT), comentou a importância do tema. "A causa foi encampada pela Assembleia Legislativa. Epilepsia não é um tabu, é uma doença e precisa ser tratada. Precisamos informar a sociedade e desenvolver políticas públicas que possam amenizar o sofrimento de doentes e familiares."

Li Li Min, embaixador da epilepsia no país, contextualizou o cenário atual da doença. "Existe uma quantidade alarmante de pessoas que têm epilepsia e não estão sendo tratadas. Isso faz com que continuem tendo as crises, corram risco de se machucar e até de vir a óbito", alertou o médico.

O diretor presidente do Instituto Legislativo Paulista (ILP), Vinícius Schurgelies, explicou o papel da instituição no ciclo. "O objetivo é não só falar da importância do tema, como também esperar que essa mobilização seja traduzida em melhores políticas públicas."

Além dos citados, estiveram presentes à mesa do evento a presidente da Assistência à Saúde de Pacientes com Epilepsia (Aspe), Isilda Sueli Assumpção, e a representante da Associação Brasileira de Epilepsia (ABE), Regina Silvia Alves Lima.

alesp