O Instituto do Legislativo Paulista (ILP) realizou na quinta-feira (28/3) uma palestra que abordou o planejamento de estratégias de marketing político. O evento contou com a presença do publicitário Gilmar Arruda, que dará seguimento ao tema em mais duas palestras complementares. O primeiro encontro mostrou desde a construção de um plano de comunicação e técnicas de posicionamento político até a importância da pesquisa e questões sobre notícias falsas. "A proposta é trazer uma abordagem generalista em cima de estratégias digitais", disse. Gilmar deu início à palestra apresentando a construção de imagem do político. Nessa primeira etapa, as instruções partem da elaboração do briefing " documento que reúne informações como vida profissional e pessoal do candidato, histórico político-partidário, apoiadores, adversários e opositores. "O briefing trabalha a estruturação e o planejamento", explicou. Durante o evento, o palestrante também abordou o conceito de "fake news" em campanhas políticas e o histórico de candidatos. Para o publicitário, essas falsas notícias tornam-se um perigo "porque os autores dessas publicações as disseminam de forma muito rápida, por várias pessoas ao mesmo tempo". Segundo Gilmar, elas podem influenciar diretamente as campanhas eleitorais. Durante o evento, foram realizadas atividades com o público presente, a fim de exercitar técnicas apresentadas pelo publicitário.