Exposição sugere reflexão política


13/05/2019 15:07 | Arte | Isabella Tuma - Fotos: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Exposição 'Construir uma Nova Era'<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234007.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição 'Construir uma Nova Era'<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234008.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição 'Construir uma Nova Era'<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234009.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição 'Construir uma Nova Era'<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234010.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição 'Construir uma Nova Era'<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234011.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição 'Construir uma Nova Era'<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234012.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Contornos marcantes, cores extravagantes e estilo construtivista - cubista. A exposição "Construir uma nova era", da artista Denise Kovalski, traz à Alesp uma crítica política sobre fatos que aconteceram no Brasil ao longo da última década.

Com o objetivo de desconstruir e fragmentar o que, a seu ver, ocorria no cenário político brasileiro em 2011, Denise criou o primeiro quadro da série, chamado "O palhaço e o Congresso Nacional". A imagem retrata o congresso, o povo, e os partidos políticos, com janelas escuras e uma bandeira do Brasil no chão. "Causa uma impressão enigmática, porque é escura, como se o Brasil estivesse de luto", relata a artista.

A partir disso, Denise explica que "mentalmente, desconstrói a imagem para construir uma nova era, que seriam os quadros construtivistas, que têm tudo a ver com a construção de um novo Brasil". Na sequência, as obras apresentam novos ângulos, caminhos e diferentes perspectivas para um movimento artístico renovador, de construções esculturais, e a perspectiva de um futuro melhor para o país.

"Trabalhando com o cubismo, você desconstrói uma imagem para vê-la e construí-la de novas perspectivas e momentos. A arte sempre vem para dar uma cutucada no espectador, como uma indagação sobre a opinião dele sobre o assunto abordado", disse a artista.

Denise, em seus trinta anos de experiência, é autora de mais de dez mil gravuras, que se encontram espalhadas pelo Brasil e pelo exterior. A exposição na Assembleia foi realizada por iniciativa do deputado Coronel Telhada.

Exposição Construir uma Nova Era

Período: até o dia 17/5

Horário: das 8h às 20h

Local: Espaço Heróis de 32 - Alesp

Avenida Pedro Álvares Cabral, 201 - Ibirapuera

Entrada gratuita

Informações: (11) 3886-6610

alesp