Laços entre Brasil e Itália são lembrados em evento na Alesp


10/06/2019 12:16 | Homenagem | Karina Freitas - Fotos: Marco Antonio Cardelino

Compartilhar:

Homenagem ao Dia da Itália<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg235580.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Homenagem ao Dia da Itália<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg235579.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg235578.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Homenagem ao Dia da Itália<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg235581.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Homenagem ao Dia da Itália<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg235582.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

No início do mês de junho foi comemorado o Dia da República da Itália. São Paulo tem a maior colônia de italianos do mundo e na última sexta-feira (7/6), a Assembleia Legislativa prestou uma homenagem a esse dia.

O Brasil é atualmente o segundo país com o maior número de descendentes de italianos do mundo - cerca de 30 milhões - e a maior parte vive em São Paulo; em todo o estado são aproximadamente seis milhões. O presidente da Associação Ítalo-brasileira lembrou que os italianos começaram a chegar na capital paulista na segunda metade do século 19. "Na passagem de 1900, a cidade tinha só 250 mil moradores e 200 mil eram nascidos na Itália. Aqueles que chegaram aqui naquele momento encontraram aqui uma Itália brasileira".

O cônsul adjunto da Itália no estado de São Paulo, Simone Panfili, lembrou-se das relações entre os dois países. "Algo que nos orgulha muito. Chegando em São Paulo tenho a sensação, não somente pelas escritas dos sobrenomes que você vê na rua, de uma forte presença italiana, mas também é visível a influência que a Itália teve na indústria, na cultura, na arquitetura, nos valores e nos costumes que fazem parte do cotidiano dos paulistanos".

Também esteve presente no evento o cônsul da República de San Marino, Mario Antônio Turnaturi, que abordou os laços culturais entre brasileiros e italianos. "Claramente um país que é de imigração como o Brasil tem que manter todas as tradições. Assim como em outros grandes países, os italianos têm uma importância fundamental para o crescimento do Brasil e para a cultura de todos os brasileiros", declarou.

O deputado Castello Branco (PSL), que é filho de italiano, foi quem propôs a homenagem. "São Paulo continua a ser a matriz, o Circolo Italiano, o Terraço Itália, os clubes, as associações, a família Matarazzo, as grandes fortunas italianas se fizeram aqui, e grande parte dessa pujança econômica do estado se deve à força, à mão de obra e ao tino comercial do italiano", disse o parlamentar, enfatizando a importância da parceria cultural e econômica entre os dois países.

alesp