Confira o bate-papo com o deputado Tenente Coimbra


23/09/2019 17:18 | Diga Deputado | Manuela Sá - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

Tenente Coimbra	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg237854.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Tenente Coimbra<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237641.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Tenente Coimbra<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg237642.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Tenente Coimbra<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg237643.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Tenente Coimbra<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg237644.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nestas próximas semanas, vamos conhecer um pouco mais sobre as expectativas dos principais personagens do legislativo estadual paulista para os próximos quatro anos: os deputados.

Depois de seis meses de mandato, o que será que eles esperam? Em quem eles se inspiram? Quais as prioridades de cada gabinete?

A entrevista desta edição é com o deputado Tenente Coimbra.

Os últimos meses

Eu conhecia um pouco do Legislativo por acompanhar o meu pai, que é vereador. Estava com uma enorme expectativa, acreditava que teríamos muitas pessoas e muitos deputados iguais a mim, idealistas, com as mesmas virtudes, os mesmos valores e com o objetivo de reduzir a máquina pública. Encontrei alguns e isso até que correspondeu à expectativa.

Independentemente do meu partido ter uma posição mais enérgica, de postura mais firme, eu sempre fui uma pessoa do diálogo. O respeito tem que existir para além das questões partidárias. Eu converso com todos os deputados e já tenho muitos como amigos. Uma coisa é a sua ideologia, os seus valores e outra coisa é o respeito, que sempre deve preponderar dentro da Casa.

Projetos, legado e futuro

Minha pauta principal é a segurança pública. Como tenente do Exército, tenho essa vertente mais forte e sempre cobramos muitas resoluções do Executivo que favoreçam as nossas polícias e os nossos agentes penitenciários de uma maneira geral. Como exemplo, eu destaco a Frente Parlamentar que trata da implantação das escolas militares. Hoje estamos constantemente conversando com a Secretaria de Educação nesse sentido e acredito que no ano que vem já teremos novidades sobre isso.

Eu acredito que este será um grande legado, porque não existe nenhuma escola militar no Estado. Já estamos trazendo o governo federal para dialogar com o governo estadual e com os municípios, será um enorme avanço.

Há ainda outros projetos que apresentei referentes à área de Transportes, que é a comissão que integro. Um deles é a descida da Anchieta e da Imigrantes, nós queremos que os ônibus tenham um novo trajeto e que não fiquem trafegando ao lado de caminhões pesados, que estão indo à parte portuária, e acabam colocando em risco a vida das pessoas. Vemos diariamente acidentes na Anchieta. Temos alguns projetos relacionados ao pedágio, como o que implementa novas opções de pagamento e o que congela tarifas para concessionárias que não cumpram o cronograma de obras de melhorias definidos nos contratos de concessão.

Inspiração e referências

Eu me inspiro muito no meu pai, que teve uma vida bem complicada. Ele já foi feirante e pedreiro de piscina e, com isso, conseguiu se formar em Educação Física. Depois, começou a trabalhar na Secretaria de Esportes, o que o levou para a política e o fez se tornar vereador. Para mim, ele é um exemplo de luta e de perseverança. Ele é um grande amigo, uma pessoa que, quando chega às vezes no final do dia, eu ligo para me aconselhar.

Eu tenho certeza de que ele é um dos responsáveis por eu estar na Alesp hoje. E brinco que, quando era pequeno, ele mudava o canal de TV do meu desenho para colocar no telejornal e isso acabou me dando gosto pela política porque fui acompanhando desde cedo. Mesmo quando estava dentro do Exército, nunca deixei de acompanhar o cenário político e de ficar indignado com o que estava acontecendo. Sem contar que o via muitas vezes desgastado, enfrentando problemas na Câmara Municipal, e ele desabafava comigo. Sempre fomos muito amigos. Então, por tudo isso, ele é o meu grande exemplo, inspiração e se eu for um pouco do homem que ele é, já estou feliz.

alesp