Confira o bate-papo com o deputado Luiz Fernando Teixeira


11/10/2019 15:28 | Diga Deputado | Alan Oliveira - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

Luiz Fernando Teixeira	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg238514.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Luiz Fernando Teixeira	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237960.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Luiz Fernando Teixeira	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237961.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Luiz Fernando Teixeira	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237962.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Luiz Fernando Teixeira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237959.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nestas próximas semanas, vamos conhecer um pouco mais sobre as expectativas dos principais personagens do legislativo estadual paulista para os próximos quatro anos: os deputados.

Depois de seis meses de mandato, o que será que eles esperam? Em quem eles se inspiram? Quais as prioridades de cada gabinete?

A entrevista desta edição é com o deputado Luiz Fernando Teixeira.

Os últimos meses

Este é um mandato diferente, em um momento político inédito no país. Houve um grande crescimento da direita, uma direita radical e raivosa. Para mim, que tenho uma proposta de trabalho de lutar pela emancipação da mulher, pelo respeito às raças e contra qualquer tipo de ódio, esse mandato começa de uma forma diferente, na medida em que chegam à Casa por volta de 20 deputados contrários à toda essa nossa lógica. É um debate muito distinto e temos levantado essas questões em todas as esferas da Casa.

Projetos, legado e futuro

Nesse novo mandato, saindo da Mesa Diretora, vim ocupar cinco comissões permanentes, todas elas muito importantes. Sou presidente da Comissão de Infraestrutura, vice-presidente da Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais, membro das Comissões de Meio Ambiente, de Segurança e de Assuntos Desportivos. Temos tido uma atuação muito intensa em cada uma dessas comissões.

No momento, a luta é muito forte contra o desmonte do Estado. Nós tínhamos várias empresas superavitárias e essenciais ao Estado, que os governos do PSDB venderam e ninguém sabe onde foi parar esse dinheiro. Apesar de nós termos resistido, eles conseguiram passar a concessão do Ibirapuera, do Zoológico e do Jardim Botânico.

Também tivemos uma atuação muito profunda na questão da lei de agrotóxicos e conseguimos alterar todo o projeto do governo. Melhoramos muito a regulamentação estadual, porque era uma lei que praticamente liberava tudo.

Eu represento algumas regiões do Estado e tenho forte atuação junto aos movimentos por moradia, que é uma bandeira forte no meu mandato. Sobretudo, a luta pela regularização fundiária. Outro destaque do meu trabalho é a luta para ajudar as famílias de pessoas desaparecidas. Eu coordeno uma frente parlamentar sobre o assunto. Outra luta diz respeito à garantia dos direitos das pessoas com epilepsia. Hoje, o estado brasileiro não reconhece a epilepsia e o número de habitantes acometidos com essa doença é muito grande. É uma luta do meu mandato anterior e que eu dou continuidade agora.

Inspiração e referências

Eu sou cristão e Jesus Cristo é a minha maior inspiração. Por que eu, sendo empresário, estou hoje numa luta pelos mais humildes? Sobretudo por amor ao próximo. Tem um ensinamento de Jesus que diz que quando Ele vier julgar, vai separar alguns de um lado, outros de outro e vai dizer o seguinte: "Vinde a mim, benditos do meu Pai, porque tive fome e me destes de comer, tive sede e me destes de beber, tive frio e me destes de vestir, estive preso e me visitastes e aí vai. Perguntaram quando isso aconteceu e Ele respondeu: "foi quando fizestes isso a um dos meus". O que me inspira na política, sobretudo, é o amor ao próximo.

Por outro lado, uma figura humana que me inspira muito, sem dúvida nenhuma, é o Lula. Um cara que promoveu a justiça social, e que quando esteve na presidência fez um Brasil para todos. Levou água para quem não tinha água, deu comida para quem tinha fome, levou o filho do trabalhador, do pobre, a estudar.

alesp