Reitor da USP presta contas à comissão


14/08/2019 18:42 | Ciência, Tecnologia, Inovação e Informação | Fabio Donato - Fotos: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Vahan Agopyan<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238065.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mauro Bragato, Reinaldo Alguz, Vahan Agopyan, Sergio Victor, Paulo Fiorilo, Beth Sahão, Gil Diniz e Leticia Aguiar	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238064.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mauro Bragato, Reinaldo Alguz, Vahan Agopyan, Sergio Victor, Marina Helou, Beth Sahão, Gil Diniz e Leticia Aguiar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238063.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O reitor da Universidade São Paulo (USP), principal instituição pública de ensino do Estado, Vahan Agopyan, compareceu à Assembleia Legislativa para prestar contas de sua gestão à frente da entidade. Durante a explanação na reunião da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informação, o reitor declarou que a USP tem unidades de pesquisa extremamente ativas. São mais de 14 artigos científicos publicados por ano e aproximadamente 6 mil docentes, responsáveis por formar mais de 3 mil doutores e quase 4 mil mestres por ano. Entre alunos de graduação e pós-graduação, a USP soma em média 90 mil estudantes, segundo o reitor.

A deputada Beth Sahão (PT) questionou sobre o déficit no pagamento dos inativos da universidade. "Essa insuficiência bate R$1 bilhão por ano, que representa 20% do orçamento. As universidades são autarquias, por isso vamos questionar à Procuradoria Geral de Justiça quem é o responsável por este pagamento, a USP ou o Estado", explicou.

Presidente da comissão, o deputado Sergio Victor (NOVO) analisou a visita do reitor. "É sempre importante que a gente tenha a presença dos reitores aqui na Alesp para prestar contas e falar um pouco mais do trabalho. Precisamos estreitar o canal das universidades públicas com o legislativo", disse.

Vahan comentou os questionamentos que recebeu. "São as universidades que pagam a aposentadoria dos seus funcionários inativos. A USP tem honrado seus pagamentos e alcançamos uma estabilidade neste ano".

Estiveram presentes os deputados Gil Diniz, Leticia Aguiar, Márcia Lia, Marina Helou, Mauro Bragato, Paulo Fiorilo e Reinaldo Alguz.

alesp