Comissão de Ciência e Tecnologia visita o IPT
19/02/2020 16:33 | Ciência, Tecnologia, Inovação e Informação | Mauricia Figueira - Fotos: Marco Antonio Cardelino
O presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informação, deputado Sergio Victor (NOVO), visitou na manhã desta quarta-feira (19/2) o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) na USP, para conhecer o projeto IPT Open Experience.
A visita começou com uma palestra dada pelo diretor-presidente do IPT, Jefferson de Oliveira Gomes, que explicou o programa IPT Open: "Temos laboratórios de última geração no IPT. O governo pensou em como disponibilizar toda essa estrutura para a sociedade, para que as pessoas possam utilizar esses recursos todos, que são públicos. Assim surgiu a ideia do Centro Internacional de Tecnologia e Inovação (CITI). Decidimos começar essa estrutura dentro do IPT, que já tem esses laboratórios".
O IPT Open busca disponibilizar o campus da instituição para que empresas utilizem seus laboratórios e instalem seus centros de pesquisa e desenvolvimento no IPT.
"Vamos abrir espaço para que empresas nascentes possam também usar esses laboratórios para desenvolver hard tech, que é diferente do software, do digital. Você precisa de equipamentos, de laboratório, de saber", continuou Jefferson Gomes.
O deputado Sergio Victor considera importante entender como o Poder Público se relaciona com a iniciativa privada, com o terceiro setor e com a sociedade civil organizada. "Vimos como isso está se dando, os desafios jurídicos. Esse é o primeiro modelo que está sendo realizado no Brasil, com certeza vai haver muitos desafios. Temos de aprender, como legisladores. O mais importante é fazermos leis que não atrapalhem o desenvolvimento, que deem segurança jurídica para quem está atuando e para não barrar novas tecnologias, novas soluções".
Após a palestra, houve uma visita às instalações dos laboratórios do Instituto.
IPT
O IPT é um dos maiores institutos de pesquisa no país. Foi criado em 1899 e atualmente é vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo. É um centro de tecnologia multidisciplinar que atua nas áreas de inovação, pesquisa e desenvolvimento, serviços tecnológicos e educação em tecnologia.
Jefferson Gomes comentou que o IPT acompanhou praticamente toda a história da construção do Estado de São Paulo. "Todo o urbanismo das cidades, toda a construção e adequação de uma população em habitats, o IPT tem um papel importantíssimo. Análise de obras, de construções de viadutos, estradas, pontes, o mundo do concreto, o IPT é muito ativo. As pessoas vão para esses habitats entre árvores, concreto, tijolo, estrada e saneamento. O IPT tem a função de tentar trazer para as cidades o bem-estar social dentro da engenharia".
Notícias relacionadas
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- São Bento do Sapucaí une aventura e preservação ambiental no Interior de São Paulo
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- São Paulo concentra maior comunidade chinesa do país e fortalece relações entre Brasil e China
- Cripta da Sé preserva memória de líder indígena essencial à fundação de São Paulo
- ILP abre espaço para produção universitária
- Brotas é destino para quem busca aventura e encontro com a natureza em São Paulo
- Morango vira símbolo da história, economia e turismo de Atibaia
- TV Alesp estreia 'Vota São Paulo', novo programa para a cobertura das eleições de 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações