Reitor da Unicamp anuncia projeto de desenvolvimento sustentável


21/08/2019 17:35 | Ciência, Tecnologia, Inovação e Informação | Amanda Nascimento - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

Beth Sahão e Leticia Aguiar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238462.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marcelo Knobel<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238463.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sergio Victor preside a comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238464.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marcelo Knobel e Sergio Victor<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238465.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Leticia Aguiar, Ed Thomas e Gil Diniz<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238466.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marcelo Knobel, Professora Bebel, Mauro Bragato e Professor Kenny<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238467.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mauro Bragato e Professor Kenny<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238468.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Na reunião da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informação realizada nesta quarta-feira (21/08) foi apresentado o Hub Internacional de Desenvolvimento Sustentável por Marcelo Knobel, reitor da Unicamp. A iniciativa prevê o estabelecimento de parcerias entre instituições e criação de um espaço com ações voltadas para produção de conhecimento e tecnologias inovadoras, como uso racional de água e energia limpa.

"Seria, de certa forma, um laboratório de uma cidade eficiente, respeitando o meio ambiente, utilizando energia de forma inteligente e sustentável, elaborando pesquisas, e isso poderia servir de referência para todas as outras gerações e para repensar a nossa forma de ter cidades sustentáveis pelo país", destaca o deputado Professor Kenny (PP).

O presidente da comissão, deputado Sergio Victor (NOVO), apoia a ideia e é favorável ao estabelecimento de uma subcomissão para que o projeto seja colocado em prática. "Eles estão falando de mobilidade urbana, dos indicadores do desenvolvimento sustentável, esse é o ecossistema ideal de inovação que a gente quer para o nosso país. É um projeto ousado e visto em poucos países desenvolvidos. Estamos supercontentes com isso e a subcomissão é para que a Alesp tenha um papel importante para acompanhar e tirar qualquer eventual barreira".

O reitor da universidade explica que a iniciativa já conta com ações para se tornar algo concreto. "Nós já estamos na fase de planejamento, conseguimos um recurso de 1 milhão de dólares do Banco Interamericano de Desenvolvimento, a fundo perdido, e já foi aprovado o plano diretor e todas as ações necessárias para que isso de fato aconteça", explica.

A proposta é uma maneira de atender a Agenda 2030 da ONU e os 17 objetivos do desenvolvimento sustentável.

Além dos citados, também estavam presentes os deputados: Gil Diniz, Leticia Aguiar, Beth Sahão, Professora Bebel, Ed Thomas, Mauro Bragato, Reinaldo Alguz, Marina Helou e Wellington Moura.

alesp