Periferias de São Paulo são retratadas em exposição de fotos


10/10/2019 18:42 | Arte na Alesp | Laysla Jacob - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

Exposição 'Quebrada: São Paulo, na visão dos cria'<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg241677.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição 'Quebrada: São Paulo, na visão dos cria'<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg241676.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição 'Quebrada: São Paulo, na visão dos cria'<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg241678.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição 'Quebrada: São Paulo, na visão dos cria'<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg241679.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição 'Quebrada: São Paulo, na visão dos cria'<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg241684.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição 'Quebrada: São Paulo, na visão dos cria'<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg241681.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Monica da Bancada Ativista e Gilmaci Santos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg241682.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição 'Quebrada: São Paulo, na visão dos cria'<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg241683.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O espaço Heróis de 32 da Alesp apresenta o retrato da vida urbana da capital paulista, observado a partir de imagens de sua periferia. "Quebrada: São Paulo, na visão dos cria" é a nova mostra da Assembleia Legislativa, organizada pela Ação Educativa em parceria com o Instituto Moreira Salles e a Defensoria Pública do Estado.

Nove jovens de diferentes bairros da periferia da capital, em serviço de medida socioeducativa, trouxeram novos olhares sobre a cidade, possibilitados pela participação em um curso de fotografia de 30 horas.

São 21 fotos no total e em cada uma delas é possível acompanhar o olhar que cada jovem tem sobre sua própria comunidade. As brincadeiras entre as crianças, as famílias, as ruas de terra, o recolhimento do papelão nas ruas e as casas recém-construídas são alguns dos pontos captados pelas fotografias.

A deputada Monica da Bancada Ativista (PSOL) comentou a exposição. "Já dizia Ferreira Gullar, a arte existe porque a vida não basta. É muito bonito ver crianças, jovens e adolescentes com a oportunidade de ter a arte para si, para a vida e para a sua cultura. É muito importante que a Alesp receba essa iniciativa, pois essas fotos falam do dia a dia destes jovens, do seu território e da sua identidade e são coisas que dificilmente entram neste castelo de mármore", afirmou Monica.

Marcelo Rocha, curador da exposição e educador da Ação Educativa, explicou que o propósito da exposição é trazer um novo olhar sobre os jovens que vivem na periferia. "Queremos trazer um olhar humanizado sobre esses jovens. Vemos vários projetos de redução da maioridade penal, ou de punição para esses jovens, mas com pouco conhecimento sobre a realidade desse território e das condições em que vivem. Esse projeto surge com o intuito de mostrar que existem outras saídas para a socioeducação e para a ressocialização. A fotografia foi uma delas e tirou vários jovens do crime para viver um novo processo, com um novo olhar", disse Rocha.

Os fotógrafos participantes da exposição são Ana Lina, Ian dos Santos, Lari Torres, Gabriel "Boladão", Samy Wallace, Carlos Daniel Bracho, Lucas Quintino, Victor H. Santos e Gustavo Silva da Encarnação.

A exposição é gratuita para visitação e ficará na Alesp até o dia 18/10.

Serviço

Exposição "Quebrada: São Paulo, na visão dos cria"

Data: de 7/10 a 18/10

Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h

Local: Espaço Heróis de 32 - Alesp

Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, 201 - Ibirapuera

alesp