Associação Brasileira de Desenhistas de Mangá e Ilustrações promove exposição


14/10/2019 14:26 | Arte na Alesp | Laysla Jacob - Fotos: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Exposição de Mangá da Abrademi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg241775.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição de Mangá da Abrademi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg241776.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição de Mangá da Abrademi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg241777.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição de Mangá da Abrademi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg241778.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição de Mangá da Abrademi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg241819.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição de Mangá da Abrademi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg241820.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em 1984 foi fundada a Associação Brasileira de Desenhistas de Mangá e Ilustrações (Abrademi). De lá para cá, a associação promoveu diversos eventos para aproximar a cultura japonesa da brasileira, principalmente no que diz respeito aos mangás (histórias em quadrinhos) e animes (animações). A exposição de mangá da Abrademi ocupa o Hall Monumental da Alesp e destaca as conquistas da associação.

A mostra é composta por diversas fotos e ilustrações. Nas fotografias, é possível acompanhar vários trabalhos desenvolvidos pela associação ao longo do tempo, como cursos de desenho e aulas ministradas, assim como observar os primeiros concursos e confraternizações. Apresentações e cosplayers (hobby em que os participantes se vestem como personagens) também estão entre as imagens. Além disso, a mostra também destaca o trabalho de diversos ilustradores brasileiros que desenvolveram o mangá em sua arte ou absorveram referências. Ilustrações de importantes animes que influenciaram a cultura jovem japonesa também podem ser observados.

Os artistas nipo-brasileiros Cláudio Seto, Minami Keizi, Paulo Fukue e Julio Shimamoto são homenageados na exposição. O espaço pode ser visitado gratuitamente e a mostra recebeu o apoio do deputado Marcio da Farmácia (PODE).

Serviço

Exposição de Mangá da Abrademi - Associação Brasileira de Desenhistas de Mangá e Ilustrações

Data: até 18/10

Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h

Local: Espaço Hall Monumental - Alesp

Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, 201 - Ibirapuera

alesp