Desmatamento na Amazônia e seus reflexos na vida urbana são foco de exposição


18/10/2019 16:29 | Arte na Alesp | Laysla Jacob - Fotos: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Exposição Fotográfica 'Inflexão'<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg241821.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição Fotográfica 'Inflexão'<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg241822.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição Fotográfica 'Inflexão'<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg241823.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição Fotográfica 'Inflexão'<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg241824.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rosa Trombeta<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg241955.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Arthur Dassan<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg241956.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Arthur Dassan e Rosa Trombeta	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg241957.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A maior floresta tropical do mundo cumpre um papel impor­tante na biodiversidade de todo o planeta. O desmatamento da Amazônia pode causar diversas consequências para outros ecos­sistemas, inclusive atingindo as grandes cidades. É por esse caminho que surge a mostra "Inflexão", dos fotógrafos Arthur Dassan e Rosa Trombetta, e do artista digital alemão Jürgen Reichel, que ocu­pam o espaço Villas Boas da Alesp.

As 10 fotos mostram a floresta e o impacto que o desmatamento pode causar, principalmente em relação às altas temperaturas, à falta de chuva e até mesmo a deixar inabitável diversos espaços. As fotos do fotógrafo Arthur Dassan destacam o equilíbrio e a diversidade da Amazônia, enquanto as fotografias de Rosa Trombetta revelam como as cidades de São Paulo, Chicago e Londres podem sofrer com o desmatamento da floresta.

As fotos de Rosa Trombetta recebem a arte digital do alemão Jürgen Reichel e então é possível observar como grandes cidades podem ser atingidas com a derrubada da floresta. A água alcançando a altura dos prédios em Chicago, o cenário de abandono em Londres e a atmosfera tóxica em São Paulo são alguns dos ambientes simulados digitalmente. As fotos ainda recebem as datas que podem ocorrer cenários do tipo: os anos de 2055, 2060 e 2065. O nome "Inflexão" faz re­ferência ao momento em que a degradação da floresta atinge um ponto em que não é possível reverter suas consequências.

A curadora e fotógrafa Rosa Trombetta explicou por que o desmatamento da Amazônia também deve ser discutido nos espaços urbanos. "As fotos da Ama­zônia nos trazem essa sensação de que você está em um ambiente vivo, que na verdade é um organismo no todo, e que você faz parte daquilo. E se você faz parte dessa floresta, sig­nifica também que se essa floresta está ameaçada, nós também estamos ameaçados, mesmo nos nossos es­paços urbanos. É importante trazer essa discussão para o espaço urbano, porque muitas vezes pensamos que isso não irá nos afetar. Por outro lado, há muitos estudos que provam que é um problema que afeta o clima e a qualidade de vida em âmbito global", explicou Rosa.

A exposição é gratuita para visi­ta­ção e estará na Alesp até o dia 25/10.

Serviço

Exposição "Inflexão"

Data: até 25/10

Horário: de segunda a sexta-feira,

das 8h às 20h

Local: Espaço Villas Boas - Alesp

Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, 201 " Ibirapuera

alesp