Exposição comemora tradição mexicana


04/11/2019 16:10 | Arte na Alesp | Ines Jordana - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

Exposição de Altares de 'Día de Muertos'	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg243160.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição de Altares de 'Día de Muertos'<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg243159.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição de Altares de 'Día de Muertos'	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg243161.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição de Altares de 'Día de Muertos'	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg243162.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Raul Bolaños e Paulo Fiorilo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg243163.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição de Altares de 'Día de Muertos'	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg243164.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Uma exposição fotográfica em comemo­ração às festividades que celebram no México o Dia dos Mortos pode ser vista no Palácio 9 de Julho a partir de hoje. A mostra retrata artes desenvolvidas no desfile festivo do país, com a exibição de altares produzidos por alunos de Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades Técnicas (Fatecs).

Reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), como patrimônio imaterial da humanidade, o "Día de los muertos", foi integrada ao calendário católico, e oficializada em 2008 pela Unesco.

Em parceria com o consulado do México, o Centro Paula Souza realizou concursos em Etecs e Fatecs para o reconhecimento e a valorização dos trabalhos culturais desenvolvidos por alunos da rede estadual de ensino técnico. "Como somos uma instituição que está polarizada por todo o Estado, achamos que seria muito interessante que nossos alunos pudessem trabalhar essa outra forma de viver e de enxergar a morte", explicou Laura Laganá, diretora-superintendente do Centro Paula Souza.

Aqui na Alesp, a exposição foi solicitada pelo deputado Paulo Fiorilo (PT) e tem o obje­ti­vo de proporcionar aos parlamentares, ser­vidores e ao público que visita a Casa, a opor­tunidade de conhecerem a cultura e a tradição mexicana, além de apreciarem o trabalho cultural desenvolvido pelo Centro Paulo Souza. "Quando a gente pode trazer uma festa no dia de finados que ocorre no México, talvez possa olhar para os nossos que já foram, não com tristeza e saudade, mas com alegria do que deixaram para nós", disse o parlamentar.

A mostra fica disponível até o dia 8/11, com entrada gratuita no espaço cultural V Centenário, das 8h às 20h. A Assembleia Legislativa fica localizada em frente ao Parque Ibirapuera.

O dia dos mortos

Diferente do dia dos finados, comemorado no Brasil em 2/11, a tradição mexicana é uma festa animada e divertida celebrada anualmente entre os dias 31/10 a 2/11. O festival faz uma homenagem à memória de familiares e amigos que já morreram, através de oferendas, altares e pratos favoritos do falecido.

O grande diferencial está nas fantasias representadas por caveiras bem coloridas, com roupas de cores fortes e que chamam a atenção. Mesmo sendo típica do México, a comemoração é conhecida mundialmente e celebrada principalmente na América Latina e nos Estados Unidos.

Exposição "Día de los muertos"

Data: de 2/11 a 8/11

Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h

Local: Espaço V Centenário

Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, 201 - Ibirapuera

Informações: (11) 3886-6610

alesp