CPI das Quarteirizações recebe representante regional da Conap
18/11/2020 13:46 | Comissão Parlamentar de Inquérito | Leonardo Ferreira - Foto: Reprodução Tv Alesp








Deputados da CPI das Quarteirizações receberam nesta quarta-feira (18/11), em ambiente virtual, Marcelo Freire Sampaio Costa, representante regional da Coordenadoria Nacional de Combate a Irregularidades Trabalhistas na Administração Pública (Conap). O encontro foi presidido pelo deputado Edmir Chedid (DEM).
Marcelo Costa explicou a atuação da coordenadoria sobre as frentes que buscam combater a precarização das relações trabalhistas, e que visam a regularização dessas relações.
Além disso, o especialista falou sobre a terceirização e explicou as mudanças causadas pela reforma trabalhista de 2017: "quando falamos sobre as atividades das OSS, estamos basicamente falando sobre terceirização, pois, pela legislação atual, a terceirização é permitida de maneira ampla, abrangendo qualquer atividade", disse.
Segundo ele, a maior flexibilidade no regime de terceirizações não significa que não deve haver controle por parte da administração pública. "Nós não podemos esquecer nossa responsabilidade, necessidade e obrigação de fiscalizar o cumprimento desses contratos de trabalho". O representante criticou ainda o modelo de gestão e relações laborais das Organizações Sociais de Saúde. De acordo com Marcelo Costa, o modelo "precisa ser corrigido pela administração pública, e, quando as denúncias chegam, pelo Ministério Público do Trabalho".
O deputado José Américo (PT) levantou questionamentos referentes ao papel das OSS. "O objetivo era que tivéssemos entidades sem fins lucrativos que prestassem serviços complementarmente ao poder público, mas elas hoje substituem o poder público no setor de serviços de saúde". José Américo argumentou ainda que as Organizações Sociais de Saúde no Estado de São Paulo "viraram intermediárias de empresas privadas que prestam serviços de saúde", finalizou.
Durante a reunião, os parlamentares aprovaram, de maneira unânime, os requerimentos que solicitaram a convocação de Daniela Araújo Garcia e Lauro Henrique Fusco Marinho para prestarem esclarecimentos sobre denúncias pertinentes à Organização Social Santa Casa de Misericórdia de Pacaembu.
Os próximos encontros da CPI das Quarteirizações devem ocorrer nos dias 24/11 e 25/11.
Além dos já citados, participaram da reunião a deputada Janaina Paschoal e os deputados Sergio Victor e Vinicius Camarinha.
Notícias relacionadas
- CPI realiza diligência nas instalações da Cava Subaquática em Cubatão
- Deputados da CPI das Quarteirizações recebem o superintendente do Iamspe
- CPI das Quarteirizações solicita informações a órgãos de segurança pública
- CPI das Quarteirizações recebe presidentes de sindicatos
- Parlamentares da CPI das Fake News recebem profissional da área do direito
- CPI das Fake News tem prazo de funcionamento prorrogado por 60 dias
- CPI discute combate ao assédio sexual com representante de movimento estudantil
- Parlamentares da CPI das Quarteirizações acompanham depoimento do presidente do Iabas
Notícias mais lidas
- Aumento do salário mínimo estadual e projeto 'Chave-a-Chave' são temas de Sessão Ordinária da Alesp
- Servidores de várias categorias se unem por recomposição salarial
- Na Alesp, policiais penais cobram melhorias e recomposição salarial para a categoria
- Veículos híbridos de SP terão isenção do IPVA por dois anos; confira regras aprovadas pela Alesp
- Alesp recebe audiência pública contra o projeto de remoção da Favela do Moinho
- Alesp reforça compromisso com agronegócio paulista durante Agrishow
- Alesp aprova projeto que ajusta critérios para promoção de patentes na Polícia Militar
- Dia do Trabalhador: um século de conquistas garantidas e liberdade para a busca por novas demandas
- Governo anuncia 18 Escolas Cívicos-Militares em cidades indicadas por deputado
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações