Conheça a biblioteca da Assembleia Legislativa inaugurada no século XIX, que já soma mais de 44 mil exemplares

Livros de literatura nacional e estrangeira, processo legislativo e história do Estado de São Paulo completam o acervo; confira como efetuar um empréstimo
20/04/2022 15:02 | Informativo | Daniele Oliveira - Foto: Bruna Sampaio

Compartilhar:

Biblioteca da Alesp <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2022/fg285660.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Biblioteca da Alesp <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2022/fg285661.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Biblioteca da Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2022/fg285663.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Livro da autora Cecília Meireles <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2022/fg285664.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Livro do autor Manuel Bandeira <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2022/fg285665.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Livro do autor Guimarães Rosa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2022/fg285666.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Biblioteca da Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2022/fg285667.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Biblioteca da Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2022/fg285668.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Biblioteca da Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2022/fg285669.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Biblioteca da Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2022/fg285671.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Biblioteca da Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2022/fg285670.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Infográfico<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2022/fg285672.jpeg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Localizada no terceiro andar do Palácio 9 de Julho, sede da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, a biblioteca da Casa guarda um acervo diversificado, com exemplares históricos e ao mesmo tempo, contemporâneos. Ela é dividida em duas partes: livros de circulação, voltados para empréstimos ou consultas, e a parte histórica, com fatos que atravessaram gerações e hoje são contados aos visitantes.

O empréstimo de um dos 14 mil livros da biblioteca circulante funciona de maneira descomplicada: basta efetuar um cadastro no local, apresentando documento com foto e comprovante de residência. O funcionamento é de segunda a sexta, das 10h às 18h.

Os visitantes têm o prazo de até 15 dias de empréstimo, que pode ser renovado por mais duas semanas. Outra alternativa é utilizar o espaço de leitura da biblioteca, que também é aberto para pessoas que buscam um local calmo para estudar ou descansar.

Entre as 606 bibliotecas públicas de 435 municípios paulistas, e outras 54 na cidade de São Paulo, o acervo histórico do Legislativo paulista se destaca por reunir cerca de 30 mil exemplares, com livros raros e de grande relevância para a cultura brasileira.

Alguns dos exemplos das obras ímpares são os livros de autores clássicos, como Guimarães Rosa, Manuel Bandeira e Cecília Meireles, todos autografados. Outro notável é a primeira edição do Losango Cáqui, de 1926, de autoria de Mário de Andrade. O livro mais antigo registrado no local é de 1614 e de origem francesa.

Para realizar uma visita ao acervo é necessário realizar um agendamento prévio via e-mail, pelo endereço acervo@al.sp.gov.br.

Serviço

Os serviços da biblioteca da Alesp também podem ser acessados em ambiente virtual. Para conferir o catálogo e a disponibilidade de um livro na Casa, acesse: https://app.al.sp.gov.br/catalogo-biblioteca/. Outra alternativa é utilizar a biblioteca digital que possui diversos temas como Direito Administrativo, Eleições Meio Ambiente e outros pelo link: https://www.al.sp.gov.br/alesp/biblioteca-digital/.



Dia Mundial do Livro

Importante salientar que no próximo sábado, 23, é comemorado mundialmente o Dia do Livro. A data foi escolhida pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) para homenagear autores, incentivar a leitura e celebrar o livro.


alesp