Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento dá aval a 34 propostas
24/05/2022 17:15 | Finanças, Orçamento e Planejamento | Daniele Oliveira - Foto: Reprodução Rede Alesp









A Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou, nesta terça-feira, dia 24, a emenda de Plenário do Projeto de Decreto Legislativo 22/20, de autoria do deputado Carlos Giannazi (PSOL), durante reunião realizada em ambiente virtual.
Outras propostas voltadas para a assistência de pessoas com deficiência também receberam aval, no encontro que foi presidido pelo deputado Gilmaci Santos (Republicanos).
A iniciativa, que agora está pronta para análise e deliberação em Plenário, tem o objetivo de sustar os efeitos do Decreto nº 65.021/20, que define a cobrança de percentuais de contribuição de proventos e aposentadorias que estejam entre um salário mínimo e o teto de contribuição do Regime Geral da Previdência.
Durante a reunião, o deputado Carlos Giannazi comemorou a aprovação agradecendo aos colegas parlamentares e aos aposentados que fizeram uma forte campanha nas redes sociais em apoio. "Um agradecimento as Vossas Excelências e sobretudo aos aposentados que estão numa luta imensa em todo o Estado", disse.
O deputado Enio Tatto (PT), que foi favorável ao aval, comentou sobre a mobilização dos aposentados para que o projeto seja aprovado na Tribuna. "Há uma expectativa enorme para que a gente possa aprovar e que eles se livrem do confisco do salário deles", afirmou.
Já o deputado Caio França (PSB), declarou que a proposta é uma consequência da aprovação do Projeto de Lei 529/20, de autoria do Executivo, que estabelece medidas voltadas ao ajuste fiscal e ao equilíbrio das contas públicas.
"Infelizmente, nós temos que votar isso porque lá atrás, nós avisamos que seria um confisco no salário dos aposentados quando voltassem o PL 529. Gostaria de registrar que fui contra o PL e agora sou a favor do PDL 22", disse.
Outras propostas
Os parlamentares da Comissão também deram aval a outras propostas, com destaque para iniciativas que promovem assistência e suporte às pessoas com deficiência em São Paulo.
Uma das proposituras foi o Projeto de Lei 756/19, da deputada Valéria Bolsonaro (PL), que institui o Cadastro Estadual de Pessoas com Deficiência, como medida para facilitar a adoção de ações de apoio por parte do poder público, com o objetivo de melhorar as condições, possibilitando um atendimento com mais acessibilidade.
Houve também a aprovação do Projeto de Lei 952/17, de autoria do ex-deputado Gil Lancaster, que obriga salas de cinema a reservar, no mínimo, uma sessão mensal para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias, no Estado. Assim como o Projeto de lei 579/17, do mesmo ex-parlamentar, que assegura aos trabalhadores portadores de deficiência visual, o direito de receber os contracheques e comprovantes de rendimentos no sistema Braille.
Além dos citados anteriormente, esteve presente a deputada Dra Damaris Moura (PSDB), e os deputados Alex de Madureira (PL), Adalberto Freitas (PSDB), Dirceu Dalben (Cidadania), Márcio da Farmácia (Podemos), Reinaldo Alguz (União) e Delegado Olim (PP).
Notícias relacionadas
Notícias mais lidas
- Plano estadual para valorização de servidores públicos avança na Alesp
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Alesp aprova indicação de Wagner Rosário para conselheiro do Tribunal de Contas do Estado
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Deputada e governador Tarcísio entregam equipamentos
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações