Reforma da Previdência estadual é aprovada em comissão
11/12/2019 11:42 | Finanças, Orçamento e Planejamento | Maurícia Figueira - Foto: Bruna Sampaio









A Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento aprovou, na manhã desta quarta-feira (11/12), relatório a respeito do projeto de Lei Complementar (PLC) 80/2019 que trata da Reforma da Previdência estadual. O relatório analisou cinco emendas apresentadas em plenário. Agora o PLC está pronto para voltar ao plenário, onde precisa do voto favorável de no mínimo 48 deputados para ser aprovado.
O deputado Paulo Fiorilo (PT) havia apresentado um voto em separado que, se fosse aprovado, se tornaria o parecer da Comissão de Finanças. Mas o voto em separado não foi acatado pelo presidente da comissão, o deputado Wellington Moura (REPUBLICANOS), e não entrou em votação. Segundo Wellington Moura, o voto em separado não cumpria os requisitos regimentais. "Tratou da Previdência de maneira geral, sendo que deveria ter tratado das emendas que vieram do plenário. Por isso não o acatei. Os deputados do PT ficaram insatisfeitos, mas o Regimento foi seguido", afirmou o presidente da comissão.
Segundo Paulo Fiorilo, o relatório estava dentro das normas regimentais e vai questionar a decisão na Justiça. "Essa atitude é arbitrária, desnecessária. É mais uma demonstração do atropelo que o governo vem impondo para aprovar esse projeto".
Tanto o projeto de Lei Complementar 80/2019 quanto a proposta de Emenda à Constituição 18/2019 tratam da Reforma da Previdência dos servidores públicos estaduais.
Para o deputado Alex de Madureira (PSD), a Reforma da Previdência é necessária. O deputado declarou que a reforma pretende garantir que haja dinheiro dos cofres governamentais para o pagamento dos salários dos servidores nos próximos anos. "São Paulo e o Brasil estão tendo a chance de consertar agora um problema das futuras gerações", comentou.
Durante a reunião, a deputada Márcia Lia (PT) mostrou um cartaz com os dizeres: "Ditadura na Alesp" e colocou um adesivo na boca. "O que aconteceu hoje é a subtração da possibilidade de fazer oposição. Ele se vale de um artigo do Regimento desfocado da realidade. Vamos ter de judicializar. Não dá para aceitar a retirada de direitos dessa forma", declarou a deputada.
O parecer do deputado Marcio da Farmácia (PODEMOS) foi aprovado com sete votos favoráveis, um favorável com restrição e duas abstenções. Votaram favoravelmente os deputados: Alex da Madureira (PSD), Carla Morando (PSDB), Delegado Olim (PP), Estevam Galvão (DEM), Márcio da Farmácia (PODEMOS), Ricardo Mellão (NOVO) e o presidente da Comissão, Wellington Moura (REPUBLICANOS). O deputado Gil Diniz (PSL) votou favorável com restrição. Paulo Fiorilo (PT) e Roberto Engler (PSB) se abstiveram.
Além dos citados, também estiveram presentes os deputados Carlão Pignatari (PSDB), Emidio de Souza (PT), Enio Tatto (PT), Sargento Neri (AVANTE), Sergio Victor (NOVO) e Tenente Nascimento (PSL).
Notícias relacionadas
Notícias mais lidas
- Aumento do salário mínimo estadual e projeto 'Chave-a-Chave' são temas de Sessão Ordinária da Alesp
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- Reajuste salarial de servidores é tema da 56ª Sessão Ordinária da Alesp; assista à transmissão
- Servidores de várias categorias se unem por recomposição salarial
- Encontro na Alesp define reivindicações de servidores da Polícia Civil ao Executivo
- Veículos híbridos de SP terão isenção do IPVA por dois anos; confira regras aprovadas pela Alesp
- Na Alesp, policiais penais cobram melhorias e recomposição salarial para a categoria
- Lei que transformou dor de família em ações que salvam milhares de vidas completa 10 anos
- 'Dia da Vitória' e os 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial são celebrados na Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações