Palestra do ILP debate nomes de logradouros em Sumaré

Geisa do Socorro Cavalcanti, doutora em Educação, apresentou estudo no canal do ILP na tarde desta terça-feira, 9
09/05/2023 17:33 | Instituto do Legislativo Paulista | Juliano Galisi, sob supervisão de Cléber Gonçalves | Foto: Reprodução/Canal do ILP

Compartilhar:

Palestra do ILP analisa logradouros de Sumaré<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2023/fg300380.jpeg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo promoveu, na tarde desta terça-feira (9), um seminário a respeito dos nomes de logradouros públicos em Sumaré, munícipio do interior paulista. A palestra foi ministrada pela doutora Geisa do Socorro Cavalcanti, pesquisadora da Faculdade de Educação da Unicamp, e transmitida no canal do Instituto do Legislativo Paulista (ILP) no YouTube.

A apresentação, realizada para a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Sumaré e transmitida pelo ILP - Alesp por meio de parceria com o Sistema Paulista de Escolas do Legislativo (SISPELegis), teve como objetivo expor os resultados de uma pesquisa realizada em Sumaré a respeito das personalidades que batizam logradouros públicos na cidade.

Estudo e metodologia

A metodologia do estudo relacionou as biografias anexadas aos projetos de lei para, então, traçar a história do próprio município no período de 2006 a 2022.

Por meio das justificativas apresentadas ao "batismo" de ruas, praças e escolas do município, apresentou Geisa, pode-se compreender também a própria trajetória de Sumaré ao longo do período da amostra analisada. A proposta do método é reafirmar o exercício de nomear logradouros públicos como um potente instrumento de construção da memória coletiva de determinada localidade.

As justificativas apresentadas, mostrou Geisa Cavalcanti, são difusas. Há, entretanto, padrões que se repetem na amostra no que tange a aspectos como ocupação, religiosidade, estado civil e predicados atribuídos aos homenageados.

Conheça o ILP

O Instituto do Legislativo Paulista (ILP) é um órgão da Alesp responsável pela oferta e promoção de cursos, palestras e seminários relativos a temas contemporâneos relevantes.

Criado por meio da Resolução n° 821/2001, o ILP tem, segundo seu manifesto, a missão de "produzir, agregar e disseminar conhecimento, contribuindo para o aperfeiçoamento do Poder Legislativo e da democracia no Estado de São Paulo".

Todos os eventos ministrados pelo ILP são gratuitos, abertos ao público geral e emitem certificado de horas aos participantes. Confira mais sobre o ILP clicando aqui.

Parceria com o SISPELegis

A palestra "Um estudo sobre as biografias e significados dos nomes de ruas, praças, avenidas e prédios públicos em Sumaré - SP" foi fornecida por meio do Sistema Paulista de Escolas do Legislativo (SISPELegis), iniciativa de integração entre escolas de Legislativos municipais.

Atualmente, integram o SISPELegis as Câmaras Municipais de Arujá, Atibaia, Caconde, Cajamar, Franca, Garça, Jaboticabal, Jacareí, Jumirim, Mairiporã, Miracatu, Mirassol, Morungaba, Padrópolis, Ribeirão Branco, Ribeirão Preto, São José do Rio Pardo, São José do Rio Preto, Sumaré e Taboão da Serra.


alesp