Comissão de Relações Internacionais da Alesp aprova plano de trabalho e faz convite a secretário

Na reunião, também houve a sugestão da criação de grupos de amizade para aproximar a comunidade internacional do Parlamento Paulista e da sociedade
27/06/2023 19:00 | Comissão | Daiana Rodrigues - Foto: Carol Jacob

Compartilhar:

Reunião da Comissão de Relações Internacionais<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2023/fg304269.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presidente da Comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2023/fg304270.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Membros da Comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2023/fg304271.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Membros da Comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2023/fg304272.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Membros da Comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2023/fg304287.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Relações Internacionais da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou, na tarde desta terça-feira (27), dois requerimentos que constavam da pauta. Um deles tratava do plano de trabalho do Colegiado. Já o outro, sugeria o convite ao secretário de Negócios Internacionais do Governo do Estado de São Paulo.

A reunião foi presidida pelo deputado Maurici (PT) e contou com a presença das deputadas Maria Lúcia Amary (PSDB) e Solange Freitas (União) e dos deputados Paulo Fiorilo (PT), Rui Alves (Republicanos) e Paulo Correa Jr (PSD).

Itens da Pauta

O Requerimento 1.389/2023, de autoria do deputado Maurici, é o documento que tratava do plano de trabalho da Comissão, que é formado por quatro eixos.

"O primeiro é a integração entre os legislativos estaduais brasileiros e os parlamentos internacionais. O segundo baseia-se no desenvolvimento sustentável e econômico do Estado de São Paulo e experiências e intercâmbios estaduais. O terceiro trata-se de políticas públicas para imigrantes. O quarto eixo busca ajudar os municípios paulistas cosmopolitas com o comércio exterior e a comunidade internacional", explicou Maurici.

Já o Requerimento 762/2023, de autoria do deputado Paulo Fiorilo, tratava de um convite ao secretário de Negócios Internacionais do Governo do Estado de São Paulo, Lucas Ferraz, para prestar esclarecimentos e apresentar o plano de trabalho de sua Pasta.

Grupo de Amizade

Durante a reunião, o deputado Paulo Fiorilo sugeriu a criação de um grupo de amizade, que pode ser compreendido como a elaboração de mecanismos que unem os parlamentares aos representantes de consulados, câmaras de comércio e instituições culturais de determinado país. O objetivo do grupo é aproximar a comunidade internacional do Parlamento Paulista e da sociedade.

Segundo o deputado Paulo Fiorilo, a ideia desse grupo é estabelecer parcerias, a partir da Comissão ou além desta, e fazer com que haja um trabalho mais articulado para que se possa avançar nas relações com os países de interesse.

"O grupo é uma porta de entrada para o diálogo de temas em que o Consulado e o país têm interesse e que poderiam, inclusive, ajudar a estabelecer várias outras relações e contatos. Então, é mais um instrumento para facilitar o acesso e o diálogo", disse Fiorilo.


alesp