Cônsul-geral da Rússia visita Alesp para estreitar as relações com Brasil e São Paulo
08/08/2023 15:22 | Relações Internacionais | Daiana Rodrigues - Foto: Carol Jacob




A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebeu, na manhã desta terça-feira (8), o cônsul-geral da Rússia no Estado de São Paulo, Vladimir Tokmakov. O convite da visita foi feito pelo presidente da Comissão de Relações Internacionais, o deputado Maurici (PT). Durante o encontro, as autoridades debateram formas para estreitar os laços de cooperação e amizade entre diversos setores de ambos os países, como economia e cultura.
Comissão de Relações Internacionais
De acordo com Maurici, os quatro eixos de aproximação e colaboração entre Brasil e Rússia, que existem no Colegiado, são: "Política de Imigração e Refugiados"; "Intercâmbio entre Parlamentos"; "Reindustrialização do Estado Paulista", que usa recursos, relações e interferências com nações estrangeiras e "Aproximação cultural entre os países".
"O papel da Assembleia Legislativa e da nossa Comissão é compartilhar [as relações internacionais] com outros órgãos, como o Palácio do Itamaraty, Câmaras de Comércio, Embaixadas e Consulados. A partir disso, os agentes culturais, econômicos, políticos, educacionais e sociais assumem o papel de aproximação para, de fato, estabelecer essa relação. São Paulo possui 54 representações estrangeiras, perdendo apenas para Nova York", declarou o presidente do Colegiado.
Relação Brasil e Rússia
Vladimir Tokmakov é cônsul-geral da Rússia no Estado de São Paulo desde junho de 2022 e já trabalhou em Brasília como ministro conselheiro da Embaixada da Rússia.
Segundo ele, o encontro na Alesp é importante, porque representa uma boa oportunidade para examinar as possibilidades de cooperação entre os Parlamentos Paulista e o de Moscou, na Rússia. "Durante esse encontro, nós discutimos vários assuntos pendentes nas áreas de economia, educação, esportes, humanitária e outras", pontuou Tokmakov.
O cônsul-geral ainda se posiciona a favor de um bom intercâmbio com o Brasil e conta que é necessário conhecer bem seus costumes, hábito e cultura para que haja boas relações. "Nossa tarefa é abrir novas possibilidades para os nossos amigos brasileiros", defendeu.
Notícias relacionadas
- Alesp recebe visita do cônsul-geral da Turquia
- Visitas de representantes estrangeiros à Alesp fortalecem laços de cooperação com o Brasil
- Alesp promove '1º Encontro do Conselho de Comunidades de Raízes e Culturas Estrangeiras'
- Alesp recebe visitas do embaixador do Azerbaijão e de representantes dos Países Baixos
- Comitiva japonesa da Província de Oita visita Alesp
- Alesp celebra parcerias para ampliar intercâmbios acadêmicos na América Latina
- Comissão de Relações Internacionais da Alesp debate parcerias entre o Estado de São Paulo e a Espanha
- Comissão de Relações Internacionais da Alesp se reúne com representantes da França no Brasil
- Parlamentares da Alesp debatem reabertura de fronteiras com o cônsul-geral dos EUA
Notícias mais lidas
- Plano estadual para valorização de servidores públicos avança na Alesp
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Alesp aprova indicação de Wagner Rosário para conselheiro do Tribunal de Contas do Estado
- Deputado apresenta Representação Canônica contra Padre Júlio Lancellotti
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações