Visitas de representantes estrangeiros à Alesp fortalecem laços de cooperação com o Brasil
04/07/2024 15:21 | Relações Internacionais | Daiana Rodrigues - Fotos: Agência Alesp









Ao longo do primeiro semestre de 2024, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebeu a visita de cônsules, embaixadores e parlamentares de países como a Itália, Holanda, Israel, Coréia do Sul e África do Sul, dentre outros. Os representantes estrangeiros vieram para promover termos de acordo entre o Brasil e suas nações, estabelecer políticas públicas de intercâmbio e fortalecer os laços de cooperação nos âmbitos político, econômico, cultural, científico e educacional.
A Comissão de Relações Internacionais do Legislativo Paulista, presidida pelo deputado Maurici (PT), recebeu esse ano diplomatas da Holanda, Azerbaijão, África do Sul e Rússia.
Em janeiro, Zsuzsanna László, cônsul-geral da Hungria em São Paulo, além de Emil Bakos e Tibor Bárány, dois diretores administrativos da Assembleia Nacional húngara, trocaram experiências com Maurici sobre os sistemas de tecnologia da informação adotados em cada parlamento. Um dos assuntos discutidos durante o encontro foi a adoção de plataformas digitais para a tramitação de processos legislativos - como o aplicado pelo Alesp Sem Papel - como uma forma de proteção dos dados e redução no uso de papel.
Cultura e sociedade
Já em abril, Rashad Novruz, embaixador do Azerbaijão no Brasil, dialogou com Maurici sobre a cultura e a sociedade de seu país como meio de fortalecimento da compreensão sobre cada nação. Ainda no mesmo mês, Wieneke Vullings, cônsul-geral da Holanda no Estado de São Paulo, debateu sobre políticas imigratórias para refugiados adotadas no Brasil e Holanda. Em maio, a representante diplomática holandesa voltou à Casa acompanhada de parlamentares de seu país para conhecer melhor a atuação do Parlamento Paulista.
150 anos de imigração
Em março, a celebração dos 150 anos da imigração italiana no Brasil reuniu o presidente da Alesp, André do Prado, e os colegas Paulo Fiorilo (PT), proponente da homenagem e coordenador da Frente Parlamentar Ítalo-Brasileira; Eduardo Suplicy (PT); Barros Munhoz (PSDB); Lucas Bove (PL); Mauro Bragato (PSDB) e Donato (PT), além dos deputados italianos Salvatore Caiata e Fabio Porta e o cônsul-geral da Itália em São Paulo, Domenico Fornara.
Durante a solenidade, foi destacado o fortalecimento dos laços entre as nações amigas, incluindo seus Legislativos, o desenvolvimento de políticas públicas e o rico legado cultural de ambos. "Os imigrantes italianos moldaram não apenas a paisagem geográfica do Brasil, mas também a nossa identidade nacional. Desde o primeiro momento, eles demonstraram coragem e resiliência para enfrentar os desafios de um novo mundo", afirmou André do Prado, na ocasião.
"Quero agradecer a extraordinária generosidade com que o Brasil acolheu os nossos imigrantes, que vieram em busca de um futuro melhor. Eles são os melhores embaixadores da Itália por terem trazido para cá a cultura e a capacidade de empreender. Penso que o Brasil e a Itália são grandes exemplos de integração", comentou o cônsul Fornara, no mesmo evento.
Cooperação
Em maio, o cônsul-geral da Coreia do Sul em São Paulo, Insang Hwang, recebeu do deputado Paulo Fiorilo (PT) o Colar de Honra ao Mérito Legislativo, maior honraria concedida pelo Parlamento Paulista. A iniciativa valorizou a dedicação e o comprometimento do diplomata na cooperação entre as nações.
Iniciativas de melhoria na infraestrutura, comércio e turismo do bairro Bom Retiro, os 61 anos da imigração coreana no Brasil e a forte presença de empresas coreanas em São Paulo foram destacados durante a solenidade, que ainda contou com a presença de Luis Fernando Avalos, cônsul-geral do Paraguai e presidente da Sociedade Consular Brasileira.
Dia Mundial da África
Para homenagear o Dia Mundial da África, celebrado em 25 de maio, a Comissão recebeu Kossi Telou, membro do Consulado de Togo na Capital paulista; Hortense Mbuyi, congolesa e membro do Conselho Municipal de Imigrantes de São Paulo, e outros representantes do continente. O encontro debateu política, economia e cultura dos países africanos, suas relações com o Brasil e o mundo e os desafios dos imigrantes no País.
"O Dia Mundial da África simboliza a comemoração da resistência dos nossos antepassados contra a discriminação e imposição sofridas pelo povo negro. Até hoje, nosso continente luta para construir sua identidade e afirmar seu respeito", afirmou Hortense, que também tratou sobre os desafios enfrentados pelos refugiados negros no País.
Raízes
Ainda em maio, foi realizado o "1º Encontro do Conselho Estadual Parlamentar de Comunidades de Raízes e Culturas Estrangeiras (Conscre)" - entidade que contribui para fortalecer laços e trocar experiências entre 20 comunidades estrangeiras. Na ocasião, o deputado Delegado Olim (PP) recebeu representantes internacionais para debater as influências culturais de seus países no Brasil, principalmente, em São Paulo. Além disso, também foram discutidas medidas de apoio e proteção aos imigrantes e formas de estreitar relações entre os povos estrangeiros.
Estiveram presentes no encontro os cônsules da Bolívia, Vania Claros; Grécia, Thomás Matsoukas; Peru, Luis Armando Monteagudo; os cônsules gerais da Espanha, Pablo Montesino-Esparteiro Velasco, e Israel, Rafael Erdreich. Outros que também prestigiaram o evento foram o substituto do cônsul da Itália, Alberto Mayer; o cônsul-geral adjunto de Portugal, Jorge Longa Marques; cônsul-geral em exercício do Japão em São Paulo, Chiho Komuro; e o cônsul-geral embaixador do Paraguai, Luis Fernando Ávalos.
Também durante a reunião, Gabriel Sayegh, presidente do Conscre e representante árabe, citou os Hospitais do Coração e Sírio-Libanês, além da popularização da culinária do seu país, como algumas das benfeitorias de sua colônia aos brasileiros. "Sou muito grato ao Brasil! Viemos aqui em situações difíceis, com credos diferentes, e sempre fomos recebidos sem discriminação. Hoje, fazemos parte da diversidade da nossa população", celebrou ele.
Armênia
Em abril, foi a vez do Parlamento Paulista reunir a comunidade armênia no Brasil para homenagear as vítimas do genocídio de 1915, ocorrido durante a Primeira Guerra Mundial.
Promovida pelo deputado Agente Federal Danilo Balas (PL), a cerimônia recebeu as presenças da cônsul-geral honorária, Hilda Diruhy Burmaian, e do embaixador da República da Armênia no Brasil, Armen Yeganian. "Infelizmente, ao longo dos séculos 20 e 21, fomos testemunhas de outros genocídios ao redor do mundo. É por isso que o reconhecimento do genocídio armênio e o trabalho dessa Casa nesse sentido são extremamente importantes", comentou Yeganian.
Notícias relacionadas
- Alesp recebe visita do cônsul-geral da Turquia
- Alesp promove '1º Encontro do Conselho de Comunidades de Raízes e Culturas Estrangeiras'
- Alesp recebe visitas do embaixador do Azerbaijão e de representantes dos Países Baixos
- Cônsul-geral da Rússia visita Alesp para estreitar as relações com Brasil e São Paulo
- Comitiva japonesa da Província de Oita visita Alesp
- Alesp celebra parcerias para ampliar intercâmbios acadêmicos na América Latina
- Comissão de Relações Internacionais da Alesp debate parcerias entre o Estado de São Paulo e a Espanha
- Comissão de Relações Internacionais da Alesp se reúne com representantes da França no Brasil
- Parlamentares da Alesp debatem reabertura de fronteiras com o cônsul-geral dos EUA
Notícias mais lidas
- Plano estadual para valorização de servidores públicos avança na Alesp
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Alesp aprova indicação de Wagner Rosário para conselheiro do Tribunal de Contas do Estado
- Deputado apresenta Representação Canônica contra Padre Júlio Lancellotti
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações