Frente Parlamentar é lançada na Alesp com foco na defesa das pessoas com doenças crônicas de pele

Coordenador da Frente, o deputado Mauro Bragato (PSDB) afirmou que o grupo vai trabalhar para melhorar o orçamento da saúde e mobilizar a sociedade para o enfrentamento do problema
26/10/2023 17:53 | Saúde | Claus Oliveira - Foto: Bruna Sampaio

Compartilhar:

Frente Parlamentar doenças de pele<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2023/fg312119.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dep. Mauro Bragato (PSDB)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2023/fg312120.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Gládis Lima Psoríase Brasil<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2023/fg312122.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Frente Parlamentar doenças de pele<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2023/fg312123.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Com a presença em peso de especialistas em diversas áreas médicas, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo lançou nesta sexta-feira (26) a frente parlamentar voltada para a defesa das pessoas com doenças crônicas de pele, como a psoríase. O grupo suprapartidário será capitaneado pelo deputado estadual Mauro Bragato (PSDB).

Em virtude da ausência de cura desse tipo de enfermidade, os depoimentos convergiram em dois pontos que, na opinião dos especialistas, atenuariam os sintomas e os impactos psicológicos para os pacientes: acesso rápido ao diagnóstico correto e capacitação dos médicos que atuam na atenção primária à saúde.

"É uma jornada muito difícil até chegar a um dermatologista no serviço público", afirmou Gládis Lima, da Psoríase Brasil, associação que há 23 anos atua com doenças crônicas de pele. Nesse ponto, o médico Marcelo Arnone, do Hospital das Clínicas, esclareceu que não existe exame de sangue para detectar, por exemplo, a psoríase. "O diagnóstico é clínico. Tem quer ser feito por um dermatologista", explicou.

Sobre a contribuição da Alesp, Bragato afirmou que a Frente vai trabalhar para melhorar o orçamento da saúde e mobilizar a sociedade para o enfrentamento do problema. "O dinheiro está muito difícil. Os prefeitos sabem que os recursos estão limitados. E hoje tratamento de qualquer doença custa muito caro", ressaltou o deputado.

Outros temas citados no lançamento da Frente em defesa de pessoas com doenças crônicas de pele foram o uso da telemedicina no diagnóstico e os avanços no tratamento dessas enfermidades - especialmente no que diz respeito a novos medicamentos.

Entre os participantes, estiveram presentes a superintendente do Ministério da Saúde em São Paulo, Cláudia Maria Afonso de Castro; a coordenadora do Grupo Estadual de Doenças Crônicas, Sonia Dias Lanza Freire; e o médico Ricardo Romiti, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).


alesp