Dia Estadual da Mamografia: Alesp engajada na prevenção que salva vidas
05/02/2024 10:43 | Saúde | da Redação - Foto: Arquivo


Celebrado anualmente em 5 de fevereiro, o Dia da Mamografia busca conscientizar a sociedade - principalmente, mobilizar as mulheres - sobre a importância da realização desse importante exame que ajuda a identificar e auxiliar na prevenção do câncer de mama. Engajada no objetivo de dar visibilidade a uma atitude que pode salvar vidas, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou a Lei 13.755/2009, que institui o Dia Estadual da Mamografia.
A iniciativa tem a missão de promover campanhas de conscientização em parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde, o Ministério da Saúde e as prefeituras.
"A finalidade do rastreamento mamográfico é identificar um tumor ainda não palpável, onde existe a possibilidade de cura de mais de 95%. A mamografia é o método mais eficaz para a detecção do câncer de mama", aponta a justificativa do projeto de lei que gerou a criação da data oficial no calendário paulista.
No Brasil
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é a principal causa de morte por tumores malignos em mulheres no Brasil, perdendo apenas para o câncer de pele. Para cada ano do triênio 2023-2025 foram estimados 73.610 casos novos, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 41,89 casos por 100 mil mulheres (INCA, 2022).
Prevenção
Médicos e especialistas apontam que a detecção precoce do câncer de mama é fundamental não só para prevenir a doença, mas também para reduzir sua taxa de mortalidade e aumentar as chances de cura.
O mastologista e presidente de honra da União e Apoio no Combate ao Câncer de Mama (Unaccam), Dr. Carlos Ruiz, reforça que a principal forma de rastreamento do câncer de mama é a mamografia, que deve ser realizada anualmente a partir dos 40 anos de idade.
Já o Ministério da Saúde recomenda fazer o exame a partir dos 50 anos, a cada biênio. Porém, o médico alerta que, atualmente, no Brasil, 35% dos casos de câncer de mama acontecem antes dos 50 anos.
"Rastreamento é a avaliação, por meio de exame de imagem, em mulheres que não apresentam os sintomas do câncer de mama, enquanto que o diagnóstico é feito por biópsia quando já existem os sintomas", explicou Ruiz.
Segundo o mastologista, pacientes mais jovens ou que fazem parte do grupo de alto risco, que são os que possuem mutação genética ou um histórico familiar de incidência da doença, o recomendado é fazer a ressonância magnética 10 anos antes da idade do parente mais jovem que teve o câncer de mama.
SUS
Ainda de acordo com Ruiz, a taxa de mortalidade em decorrência do câncer de mama é maior na rede pública de saúde do que na privada, principalmente quando a doença está em estágio mais avançado. Dentre vários fatores, isso ocorre devido à dificuldade de acesso a medicamentos e tratamentos mais adequados.
"No entanto, as condições de tratamento entre o Sistema Único de Saúde e a rede privada são iguais quando o diagnóstico é feito precocemente, ainda no início da doença", ressalta o médico. "A principal causa na desigualdade de acesso à mamografia está na dificuldade de informação e conscientização das mulheres a partir dos 40 anos a realizarem o exame", explica o mastologista e presidente de honra da Unaccam.
Empoderamento Feminino
O médico acrescenta que essa desigualdade de acesso ocorre porque, geralmente, mulheres mais pobres costumam sustentar suas famílias e, muitas vezes, preferem evitar uma falta no trabalho, por medo do desemprego, a manter os exames em dia, o que pode vir a atrasar um possível diagnóstico.
"É preciso orientar e informar mais a população feminina. Informação é empoderamento. Isso faz toda a diferença e nós temos que ter essa preocupação com as mulheres", conclui o médico.
Atividade Física
Estudo realizado pelo Inca, em parceria com alunos de pós-graduação das faculdades de Empreendedorismo e de Ciências Humanas do Brasil, ambas ligadas à Universidade Federal do Rio de Janeiro (Ufrj), reuniu dados que comprovam como a prática de atividades físicas pode beneficiar as pacientes em tratamento do câncer de mama. A pesquisa enfatiza que os exercícios físicos melhoram a qualidade de vida e o bem-estar das pacientes, aumentam as respostas positivas ao tratamento e diminuem as chances de retorno da doença.
Notícias relacionadas
- Seminário debate soluções para fortalecer prevenção e tratamento eficaz contra câncer
- Evento na Alesp promove conscientização para doação de órgãos
- Alesp promove debate sobre políticas públicas para o combate à obesidade
- Doença de Alzheimer e servidores da Saúde são destaques da 27ª Sessão Ordinária da Alesp
- Fevereiro Roxo: Alesp alerta sobre Lúpus, Fibromialgia e Alzheimer
- Fevereiro Laranja: Alesp conscientiza sobre prevenção e tratamento da leucemia
- Transplante de órgãos de animais em humanos é tema de palestra promovida pelo ILP
- Alesp é aliada da população no 'Dia D de Combate à Dengue'
- Do câncer de próstata à saúde mental: Novembro Azul joga luz sobre saúde integral masculina
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações