Com homenagem a ex-combatentes, Dia do Veterano Militar é celebrado na Alesp

Data foi instituída pela Lei 17.095/2019, em alusão ao fim da 1ª Guerra Mundial; solenidade foi solicitada pelo deputado Capitão Telhada (PP)
13/11/2023 16:46 | Memória | João Pedro Barreto, sob supervisão de Tom Oliveira - Fotos: Rodrigo Romeo

Compartilhar:

Sessão solene em homenagem ao Dia do Veterano<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2023/fg313566.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão solene em homenagem ao Dia do Veterano<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2023/fg313584.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão solene em homenagem ao Dia do Veterano<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2023/fg313585.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão solene em homenagem ao Dia do Veterano<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2023/fg313586.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão solene em homenagem ao Dia do Veterano<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2023/fg313588.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão solene em homenagem ao Dia do Veterano<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2023/fg313589.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dep. Capitão Telhada (PP)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2023/fg313587.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Coronel Telhada<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2023/fg313590.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ednaldo Rui da Silva<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2023/fg313591.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

"É uma honra poder homenagear homens e mulheres que, de fato, entregaram seu tempo de lazer, o convívio com a família, seu suor, sangue, saúde e juventude em prol da sociedade". Foi assim que o deputado Capitão Telhada (PP) definiu a Sessão Solene da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo que celebrou o Dia Estadual do Veterano Militar. Solicitado pelo parlamentar, o evento reuniu e homenageou, na última sexta-feira (10), ex-combatentes dos mais diversos setores das forças armadas.

"Nós servimos, mas nosso dever como militar não acabou. Temos que orientar as novas gerações, cada um no seu ciclo, porque eles são o futuro", afirmou Telhada. O parlamentar ainda citou a famosa frase de Edmund Burke - "Um povo que não conhece sua história está condenado a repetí-la" - para defender o papel dos veteranos na formação dos jovens.

"Temos aqui, sentados à nossa frente, a história. Temos aqui acertos e erros, o passado, o conhecimento e cabe a nós passarmos isso aos jovens, que também devem buscar aprender nessa fonte, que são os senhores", declarou.

'Para difundir a imagem do veterano'

A solenidade foi organizada para comemorar o Dia Estadual do Veterano Militar das Forças Armadas Brasileiras e das Forças Auxiliares, celebrado todos os anos no dia 11 de novembro. A data foi instituída pela Lei 17.095/2019, que teve origem no projeto de lei 620/2018, de autoria do ex-deputado estadual Coronel Telhada, pai do Capitão.

Coronel Telhada, atual deputado federal pelo PP, contou que o dia é mundialmente conhecido como Dia do Veterano, por ser a data que marca o fim da 1ª Guerra Mundial. As primeiras celebrações do tipo foram feitas nos Estados Unidos e, para o deputado federal, o Brasil também tem o direito de realizá-las, já que participou de combates a partir de 1917.

"Não há coisa melhor que homenagear quem trabalha, quem tem amor à pátria, à família, quem preserva os valores que todos nós aprendemos na juventude. Nós, veteranos, somos essas pessoas", disse o Coronel, que anunciou que tentará transformar a data em uma comemoração nacional.

Ednaldo Rui da Silva, presidente da Associação dos Veteranos da Polícia do Exército, relembrou quando participou de reuniões com o ex-deputado estadual para elaboração do projeto de lei. Segundo Ednaldo, representantes de 64 associações de veteranos se uniram para a implementação da data comemorativa.

"Precisávamos difundir a imagem do veterano, porque ninguém sabia quem era. As forças armadas, hoje, só são o que são, porque nós, no passado, plantamos a semente. O seu trabalho teve valor", disse o militar.

Ao fim do evento, ex-combatentes foram homenageados e receberam diplomas e moedas comemorativas.

Presenças

Além de Capitão Telhada, Coronel Telhada e Ednaldo, compuseram a Mesa do evento: Enrico Primo Suppini, presidente regional do Conselho Nacional das Associações de Veteranos das Forças Armadas e das Forças Auxiliares (Conave/SP); José Carlos Gerotto, presidente do Esquadrão Anhanguera; e o ex-deputado estadual Tenente Nascimento.

alesp