Sessão Solene na Alesp reúne comunidade armênia para homenagear vítimas do genocídio de 1915

Solenidade promovida pelo deputado Agente Federal Danilo Balas (PL) contou com presença de líderes religiosos e diplomatas
29/04/2024 16:20 | Memória | Da Redação - Fotos: Rodrigo Costa

Compartilhar:

Sessão solene em homenagem aos mártires armênios<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2024/fg323227.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão solene em homenagem aos mártires armênios<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2024/fg323224.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão solene em homenagem aos mártires armênios<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2024/fg323223.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão solene em homenagem aos mártires armênios<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2024/fg323226.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão solene em homenagem aos mártires armênios<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2024/fg323225.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A comunidade armênia no Brasil se reuniu na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, na noite de sexta-feira (26), para uma Sessão Solene em homenagem às vítimas do genocídio de 1915. Esse triste capítulo da história da Humanidade culminou na morte de 1,5 milhão de armênios durante a Primeira Guerra Mundial.

A solenidade foi promovida pelo deputado Agente Federal Danilo Balas (PL). O parlamentar salientou que a Casa de Leis paulista reconhece o genocídio armênio e que essa data deve ser lembrada anualmente, para que nunca mais se repita. "Enquanto eu estiver aqui, estaremos lado a lado com a comunidade armênia. É assim que vamos repassar a verdade para as gerações futuras", afirmou.

O deputado Gil Diniz (PL) também participou da cerimônia. Ele destacou a presença da comunidade armênia no estado de São Paulo, "sempre dando exemplo de luta pela liberdade e defesa de sua cultura e patrimônio histórico".

Comunidade armênia

A Sessão Solene reuniu representantes da comunidade bem como líderes de igrejas armênias instaladas em São Paulo. Também recebeu a presença da cônsul-geral honorária, Hilda Diruhy Burmaian, e do embaixador da República da Armênia no Brasil, Armen Yeganian.

"Estamos relembrando essa data para que fatos como esse nunca mais se repitam. Infelizmente, ao longo dos séculos 20 e 21, fomos testemunhas de outros genocídios ao redor do mundo. É por isso que o reconhecimento do genocídio armênio e o trabalho dessa Casa nesse sentido é extremamente importante", comentou Yeganian.

De família armênia, o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan, valorizou a preservação da cultura e dos costumes desse povo, considerado o primeiro país do mundo a reconhecer o Cristianismo como religião oficial. "A Igreja foi a nossa referência não apenas religiosa, mas conseguiu manter a cultura e a língua armênia", comentou.

24 de abril

O dia 24 de abril é a data em que a comunidade armênia, em boa parte espalhada por vários países do mundo, se reúne para rememorar a história dos antepassados mortos nesse episódio.

O Estado de São Paulo, por exemplo, reconheceu oficialmente as vítimas do massacre armênio. Por meio da Lei 15.813/2015, foi instituído o Dia do Reconhecimento e Lembrança às Vítimas do Genocídio do Povo Armênio, a ser celebrado, anualmente, no dia 24 de abril.

Exatamente para marcar a data, o deputado Danilo Balas também promoveu uma cerimônia ecumênica na Alesp para a memória dos mortos em 1915. O ato, realizado no dia 24 deste mês, foi organizado em frente à Cruz de Pedra, monumento instalado desde 2003 na área externa do Palácio 9 de Julho, sede do Parlamento Paulista. A peça destaca a tradição e a cultura do povo armênio.

Confira mais imagens do evento:

Sessão Solene em Memória dos Mártires Armênios do Genocídio de 1915 (26/4/24)

Assista ao evento, na íntegra, na transmissão feita pela TV Alesp:

alesp