Francisco Rohrer leva memórias e cores à Alesp com exposição que convida à introspecção
20/05/2025 14:53 | Arte | Fernanda Franco - Fotos: Carol Jacob
Na noite da última segunda-feira (19), a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo abriu as portas para a exposição "Memória, Alegria e Cor", do artista plástico e coronel Francisco Rohrer. A mostra oferece ao público uma experiência receptiva e provocadora, mostrando que, assim como a política, a arte também transforma realidades. Ao todo, 25 obras do artista estão expostas até dia 30 de maio.
"Para nós é uma alegria colaborar com essa exposição e mostrar que um homem ligado à Segurança Pública também tem esse lado artístico", comentou o deputado Conte Lopes, organizador do evento e amigo de longa data de Rohrer.
Sobre o artista
Francisco Rohrer transita entre o universo da Segurança e das artes visuais com singularidade. Formado em Ciências Policiais pela Academia do Barro Branco, é também bacharel em Direito, Educação Física e Psicologia, mestre em Psicologia Social e doutor em Antropologia pela PUC-SP.
Para ele, a Segurança Pública e a arte são muito interligadas. "O que eu acho legal da pintura é que você a partir de uma tela em branco transforma realidades, criando imagens, e a segurança pública nada mais é do que isso. Você tem uma realidade toda deteriorada e você a transforma. Para mim a beleza está exatamente nisso", explicou.
Rohrer contou que desde criança faz arte, sendo o cubismo e o neo pop art as maiores inspirações. "É um tipo de arte em que você não faz uma modificação real da realidade, não há uma fidelidade, mas uma geometrização e vários outros elementos", disse. Por isso, o artista apresenta ao público as memórias pessoais e coletivas de forma alegre, com traços firmes e cores pulsantes, que propõem a reflexão sobre a própria realidade e o que é mostrado nas telas.
Alegria e reflexão
Entre a presença de familiares, amigos e curiosos, a abertura da exposição foi marcada por admiração e surpresa. O secretário de Turismo de Mairiporã, Fernando Brandão, expressou o encantamento com a mostra. "Sou amigo do artista e visito a casa dele há um tempo, já vi algumas telas, mas me surpreendeu a quantidade de telas expostas aqui. Cada uma mais bonita e marcante que a outra", afirmou.
O sentimento de orgulho também se refletiu nos familiares do artista. A filha e pedagoga Cátia Rohrer relembrou a convivência com o pai durante o processo criativo. "Desde pequena o vi pintando. Cresci acompanhando esse lado dele", contou. Para a neta e jornalista, Júlia Rohrer, a exposição reforça a potência de unir diferentes mundos. "Muita gente acha que arte não se conecta com outras áreas, mas meu avô mostra o contrário. Ele é policial e artista, e essa dualidade é uma quebra paradigmas que ele traz", comentou.
A obra mais marcante para Cátia é justamente a que dá nome à exposição: "Memória, Alegria e Cor". Já para Júlia, as telas inspiradas em Nova York se destacam pela intensidade visual e afetiva.
Serviço
Exposição: "Memória, Alegria e Cor" - Francisco Rohrer
Data: de 20 a 30 de maio
Local: Espaço Cultural V Centenário - Alesp
Entrada gratuita
Confira a galeria de imagens da exposição
Notícias relacionadas
- Espaço Cultural V Centenário recebe exposições de grafite
- Alesp traz mostra "Grafismos", da artista Vânia Rossi
- Espaço Heróis de 32 recebe exposição com livro como objeto artístico
- Importantes nomes da Igreja Católica se tornam peça central de exposição
- Exposição destaca obras de artistas da capital paulista
- Exposição dá voz a crianças e adolescentes de periferias
- Exposição divulga obras e técnicas de variados artistas
- Artista traz exposição colorida e filosófica
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Deputado pede ao MP prisão de participante de 'A Fazenda' por ameaça e maus tratos contra enteado
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Com aprovação da Alesp, estado de São Paulo pode aderir ao Propag
- Delegada Raquel Gallinati toma posse como deputada na Alesp
- Alesp aprova e estado de São Paulo passa a ter 78 estâncias turísticas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Mudança de regras no repasse do ICMS para a Educação dos municípios é aprovada na Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações