Comissão de Finanças da Alesp dá aval a Projeto de Diretrizes Orçamentárias para 2026
25/06/2025 22:50 | Orçamento 2026 | Da Redação - Fotos: Bruna Sampaio
A Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento (CFOP) da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo deu aval, nesta quarta-feira (25), ao projeto de lei que estabelece as diretrizes para a construção do Orçamento de 2026. Única comissão permanente a apreciar a propositura antes de ir a Plenário, a CFOP aprovou o voto da relatora, deputada Solange Freitas (União), com sete votos. Dois deputados votaram no relatório apresentado pela bancada da Federação PT/PCdoB/PV. A reunião foi presidida pelo deputado Gilmaci Santos (Republicanos).
O PL 412/2025, de autoria do Executivo, projeta uma arrecadação de mais de R$ 388,4 bilhões, montante 4% acima do previsto para 2025. Protocolada em maio, a propositura recebeu 1337 propostas de alterações ao texto, das quais 311 foram acatadas pela relatora. A proposta ainda precisa ser aprovada pelo Plenário da Casa e sancionada pelo governador para entrar em vigor.
Após esse processo, o documento dará origem à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que compreende metas e prioridades da Administração Pública Estadual e orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), que define como será aplicado o Orçamento do Estado em 2026.
Solange Freitas celebrou o resultado do relatório que acatou emendas da base do governo e da oposição. Entre as alterações estão melhorias em metas estipuladas pelo Executivo para ações e programas. A deputada ressaltou, porém, que foi necessário ter responsabilidade na hora de acatar as mudanças para que as projeções não ultrapassem a capacidade financeira e operacional do estado. "Todos contribuíram bastante com a LDO. O governo está pensando muito nos investimentos na Educação, na Saúde, na cultura, no lazer e também nas grandes obras que estão previstas para o ano que vem. Eu tenho certeza que essas obras vão ajudar muito a alavancar São Paulo", disse ela.
Assista à reunião, na íntegra, na transmissão realizada pela Rede Alesp:
Notícias relacionadas
- Com demandas de mobilidade urbana em destaque, Alesp realiza última audiência do Orçamento 2026
- Comissão de Finanças e Orçamento realiza, na Capital, última Audiência Pública do Orçamento 2026
- Água e Saúde são pedidos de Bom Jesus dos Perdões e região em audiência da Alesp
- Pedágios e projetos sociais pautam demandas apresentadas em audiência da Alesp em Mogi das Cruzes
- Em Jandira, população aponta mobilidade urbana e Infraestrutura como prioridades para o Orçamento
- Moradores do ABC Paulista pedem investimentos em regularização fundiária e saúde
- Itanhaém destaca investimentos em Educação e Cultura como prioridades em audiência pública da Alesp
- Cidades do Vale do Ribeira cobram mais investimentos em agricultura, saúde e infraestrutura viária
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições