Moradores do ABC Paulista pedem investimentos em regularização fundiária e saúde
03/10/2025 17:56 | Orçamento 2026 | João Pedro Barreto - Fotos: Rodrigo Costa










A população do ABC Paulista fez suas demandas aos parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo durante a 26ª audiência pública do Orçamento de 2026. Promovida pela Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento (CFOP), a reunião recebeu pedidos de investimentos em regularização fundiária, saúde e transporte público sobre trilhos.
Moradores e parlamentares das cidades de Mauá, Santo André e Rio Grande da Serra fizeram apelos por investimentos em regularização. "O ideal é a construção de unidades habitacionais, mas nem todos os municípios têm recursos para isso e nem todas as famílias querem sair de onde estão, têm seus laços, criaram seus filhos, construíram suas casas. Onde não há risco, o mais coerente é fazer a regularização fundiária", defendeu a munícipe de Mauá, Eliana Caldeira.
Já o morador de Santo André, Luciano Aparecido Pereira, pediu recursos do Programa Cidade Legal, do Governo estadual, para a regularização das comunidades Ipiranga I e Ipiranga II, no bairro Parque João Ramalho. "Desde a década de 1970, a minha família mora ali e muitos já se foram e não conseguiram ver a tal regularização fundiária. É a construção de um sonho coletivo. É o direito à terra, moradia digna e cidadania plena. A regularização vai representar décadas de luta, espera e resistência dos moradores dessas comunidades", disse ele.
O vereador andreense Tiago Nogueira fez a solicitação para a entrega de escrituras para moradores de unidades da própria CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano). Segundo o parlamentar, mais de 300 casas térreas da cidade não possuem escritura. "É um investimento baixo para o Governo do estado que daria dignidade e segurança jurídica a essas famílias."
Saúde
Na área da Saúde, foram feitos diversos pedidos de investimentos na região, que abriga sete municípios, faz parte da Região Metropolitana da Capital, mas, sozinha, abriga quase 3 milhões de habitantes. O vereador de Rio Grande da Serra, Adeilson do Carmo Mendes, solicitou o aumento de repasses para a cidade.
"Só temos uma UPA na cidade, dependemos dos hospitais de Ribeirão Pires, Mauá e Santo André. Nós não temos Samu na cidade. Se alguém sofre um acidente, o atendimento vai demorar de 20 a 25 minutos, porque a ambulância vem de Mauá. Em muitos casos, a pessoa acaba morrendo porque não tem socorro", afirmou.
José Sérgio Furlan, munícipe de Santo André, demandou recursos para o Hospital Estadual Mário Covas, referência na região em alta complexidade e em áreas como oncologia e transplantes, e que atende vários municípios do ABC. "Investir nesse hospital é garantir que mais pessoas tenham acesso aos cuidados de ponta com a estrutura adequada e profissionais preparados para lidar com casos graves e complexos", defendeu ele.
O deputado Rômulo Fernandes (PT), que tem base eleitoral na região, fez um apelo ao Executivo para a cidade de Mauá. "Muito se fala em estadualizar o Hospital Nardini. Não é isso que queremos. Queremos um hospital estadual de referência em Mauá, uma cidade de quase 400 mil habitantes que merece. Já passou da hora", argumentou o parlamentar.
A ex-deputada e vereadora de São Bernardo do Campo, Ana do Carmo, também pediu investimentos no Hospital Estadual Mário Covas e no Hospital de Clínicas de São Bernardo. Além de Rômulo Fernandes, os deputados Gilmaci Santos (Republicanos), presidente da CFOP, Luiz Claudio Marcolino (PT), vice-presidente da Comissão, e Enio Tatto (PT) também compareceram à audiência.
Transporte público
Outra demanda antiga da região, a chegada do metrô ao ABC também foi tema abordado durante a reunião. Mais especificamente, dois moradores da cidade de Diadema pediram a inclusão da cidade nos estudos para a implementação de transporte sobre trilhos.
"Todos os projetos de metrô no ABC esquecem de Diadema. Seria importante que os deputados ajudassem a contemplar a cidade, porque precisamos de transporte de massa", disse o presidente da Associação Cultural Imigrantes, Antônio Rodrigues.
O estudante de políticas públicas da UFABC, Henrique Araújo, também lamentou a lentidão para a construção do meio de transporte. "Entra ano, sai ano, e continua o sonho do metrô chegar a região do ABC. Não vemos um plano de mobilidade que atenda, principalmente, a cidade de Diadema. Um município que tem quase 400 mil habitantes, que fica próxima à região sul de São Paulo, muito populosa, e hoje a gente não tem uma proposta de estudo", afirmou o estudante.
"Eu não estou nem pedindo que comecem as obras do metrô, mas que se estude. Quando falamos de metrô, estamos falando de diminuir o tempo que as pessoas passam no transporte público, para que elas possam viver mais e ter mais qualidade de vida", completou Araújo.
O Orçamento
Entre os meses de agosto, setembro e outubro, os deputados integrantes da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Alesp viajam por 30 cidades de diferentes regiões do Estado para consultar, diretamente com os cidadãos, quais são as principais demandas dos municípios paulistas.
Todo o trabalho produzido durante esses encontros será incorporado à Lei Orçamentária Anual (LOA). Esse documento prevê a arrecadação estadual e fixa as despesas do ano seguinte. Dessa forma, é o instrumento pelo qual são previstos e planejados os investimentos em diversas áreas, como Saúde, Educação, Segurança Pública, entre outras.
Assista à audiência, na íntegra, na transmissão realizada pela Rede Alesp:
Notícias relacionadas
- Itanhaém destaca investimentos em Educação e Cultura como prioridades em audiência pública da Alesp
- Cidades do Vale do Ribeira cobram mais investimentos em agricultura, saúde e infraestrutura viária
- Lorena e região pedem mais investimentos em ensino técnico e pavimentação de estradas rurais
- Pescadores do Litoral Norte reivindicam territórios durante audiência da Alesp, em Caraguatatuba
- Em Campos do Jordão, população destaca Saúde e Mobilidade como prioridades para o Orçamento
- População de Ibiúna cobra melhorias nas rodovias da região
- Referência regional, Hospital das Clínicas da Unesp é foco de pedidos da população de Bofete
Notícias mais lidas
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Plano estadual para valorização de servidores públicos avança na Alesp
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações