Sessão Solene da Alesp homenageia Sindicato dos Comerciários e defende fim da escala 6X1
03/11/2025 16:34 | Colar de Honra ao Mérito Legislativo | Da Redação - Fotos: Rodrigo Romeo
A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo homenageou, na noite da última sexta-feira (31), o Sindicato dos Comerciários de São Paulo (SECSP). Proposta pelo deputado Donato (PT), a solenidade entregou o Colar de Honra ao Mérito Legislativo ao presidente Ricardo Patah, no cargo desde 2003, e marcou a comemoração do Dia do Comerciário - celebrado em 30 de outubro.
Além da homenagem, a solenidade foi marcada por discursos pelo fim da escala de trabalho 6X1, na qual o trabalhador tem apenas uma folga por semana. Em seu discurso, o presidente Ricardo Patah definiu a pauta como a mais importante da categoria e ressaltou como o regime afeta, principalmente, as mulheres, que, muitas vezes, realizam sozinhas o trabalho doméstico não remunerado.
?Depois de demorar uma hora e meia para ir e para voltar do trabalho, a mulher, quando chega em casa, continua a trabalhar. E no seu único dia de folga na semana também tem que trabalhar?, disse Patah. ?Não é essa sociedade que nós queremos e esse é um debate que não deve ser feito com empresários, mas sim com a sociedade. É ela quem vai decidir se temos que mudar esse formato e permitir que todos sejam considerados seres humanos?, defendeu o presidente.
Na tribuna do Plenário Juscelino Kubistchek, o deputado Donato leu o relato de uma mãe trabalhadora do comércio varejista que disse ter perdido a guarda do filho por causa da escala 6X1. O parlamentar apontou que a categoria dos comerciários é uma das que mais sofre com o regime de trabalho.
?Essa luta não é abstrata, racional ou contábil. É algo que mexe com a vida de cada pessoa. É a oportunidade de ter mais um dia de descanso e, no comércio, a única folga muitas vezes cai no meio da semana. Então, a possibilidade de estar com a família não existe. Essa luta é fundamental?, apontou Donato.
84 anos
Representando mais de 500 mil trabalhadores da Capital paulista, o Sindicato dos Comerciários de São Paulo foi fundado em 1941 e é um dos maiores do país. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o comércio brasileiro tem mais de 10 milhões de trabalhadores com carteira assinada. De acordo com o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), esse número pode chegar a 19,5 milhões se forem contabilizados aqueles que não estão no mercado formal.
?Ao longo das décadas, a cidade de São Paulo se transformou numa cidade de serviços e boa parte deles é ligada ao comércio. A economia de São Paulo também gira em função do comércio?, definiu Donato. Ele defendeu que a solenidade é importante para ?jogar luz sobre quem luta e quem organiza os trabalhadores e trabalhadoras?.
?O sindicato é fundamental em um ambiente democrático para expressar organizadamente a vontade dos trabalhadores e o SECSP faz isso com muita qualidade e responsabilidade. É um sindicato muito articulado e presente na vida dos trabalhadores do comércio?, afirmou o parlamentar.
Durante a Sessão Solene, mulheres diretoras do Sindicato e os associados mais antigos receberam placas de homenagem.
Assista à Sessão, na íntegra, na transmissão da Rede Alesp:
Notícias relacionadas
- Com entrega de honraria, Alesp reconhece luta de Benedito Barbosa por moradia e direitos humanos
- Em Sessão Solene, Alesp concede mais alta honraria ao ministro do STF André Mendonça
- Trabalho dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente é valorizado em solenidade da Alesp
- Solenidade homenageia Marco Nanini, grande ícone do teatro, cinema e da televisão brasileira
- Solenidade homenageia idealizador de projeto que transforma vidas de crianças sem cabelo
- Alesp condecora Renata Abreu por atuação em defesa das mulheres
- Sessão Solene da Alesp reconhece trajetória e dedicação do sindicalista e professor José Gozze
Notícias mais lidas
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- Eleição de 2026 amplia presença de mulheres na Alesp
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- TV Alesp mobiliza equipe completa na cobertura ao vivo das Eleições 2026
- Alesp concede Colar de Honra a Ana Carolina Oliveira, mãe de Isabela Nardoni
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições