Trabalho dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente é valorizado em solenidade da Alesp

Em Sessão Solene promovida pela deputada Ediane Maria (Psol), educador Djalma Costa, diretor do Cedeca Interlagos, recebeu o Colar de Honra ao Mérito Legislativo, maior honraria concedida pelo Parlamento Paulista
15/12/2025 16:17 | Colar de Honra ao Mérito Legislativo | Tom Oliveira - Fotos: Rodrigo Romeo

Compartilhar:

Solenidade foi promovida por Ediane Maria (Psol)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2025/fg358601.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário JK recebe atendidos pelos Cedecas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2025/fg358602.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Djalma Costa do Cedeca Interlagos recebe Colar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2025/fg358603.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Atendidos pelos Cedecas participam da solenidade<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2025/fg358587.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo homenageou, na noite da última sexta-feira (12), o trabalho desenvolvido pelas unidades paulistas do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca). Em Sessão Solene promovida pela deputada Ediane Maria (Psol), o educador Djalma Costa, diretor do Cedeca Interlagos, recebeu o Colar de Honra ao Mérito Legislativo, maior honraria concedida pelo Parlamento Paulista.

Os Cedecas atuam na promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes, conforme previsto na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A rede desempenha papel central no controle social, no enfrentamento às violações e na construção de políticas públicas voltadas à infância e à juventude.

Ao receber a homenagem, Djalma Costa destacou o caráter coletivo e simbólico do reconhecimento. "O Cedeca Interlagos é feito por múltiplas mãos na construção da caminhada desse coletivo. Defender os direitos humanos é estar com o povo e defender o povo", afirmou.

A deputada Ediane Maria ressaltou que, em 190 anos de história da Alesp, é a primeira vez que o Parlamento presta homenagem ao trabalho dos Cedecas. "Estar aqui hoje é abrir espaço para que mais pessoas cheguem e para que a juventude preta se veja pertencente a esta Casa. Não é possível que até hoje ninguém tenha pensado em homenagear o Cedeca. Isso é uma reparação da ausência do Estado", disse.

A parlamentar acrescentou que reconhecer o trabalho da rede é reafirmar que crianças e adolescentes são sujeitos de direitos. "A principal contribuição dos Cedecas é a proteção contra a violência e a garantia desses direitos. Essa homenagem valoriza um trabalho que protege vidas."

Representando a Associação Nacional dos Cedecas (Anced), Lucélia Maria da Silva destacou a importância histórica da homenagem. "É um marco para os Cedecas. A Anced atua de forma incansável para que crianças e adolescentes tenham seus direitos respeitados, como estabelece o ECA. Reunimos centros, entidades e profissionais comprometidos com uma sociedade mais justa e inclusiva", comentou.

Lígia Gimenes, do Cedeca Sapopemba - o mais antigo em atividade -, lembrou que a criação dos centros surgiu como reação às violações enfrentadas pela infância. "São 36 anos de atuação em Sapopemba. Os Cedecas surgem como guardiões de uma promessa feita no ECA, um projeto de sociedade que buscamos preservar dentro das comunidades."

A cerimônia também deu voz a quem vivenciou diretamente o impacto da atuação dos centros. Hévilin Marcelle, 17 anos, atendida pelo Cedeca Interlagos, contou como o Cedeca mudou sua história. "Minha vida foi transformada pelo Cedeca. Conheci o centro por meio do grêmio estudantil da minha escola e isso mudou minha perspectiva de futuro. Ali entendi que conhecer nossos direitos e nossa história é essencial para construir uma sociedade mais justa. Políticas públicas só existem quando chegam a quem mais precisa e nós, jovens periféricos, precisamos estar no centro desse debate. O Cedeca despertou isso em mim."

Confira a galeria de imagens

Assista à Sessão Solene na íntegra, em transmissão da TV Alesp:


alesp