Solenidade homenageia Marco Nanini, grande ícone do teatro, cinema e da televisão brasileira
12/12/2025 17:10 | Colar de Honra ao Mérito Legislativo | Daiana Rodrigues - Fotos: Bruna Sampaio
A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo concedeu o Colar de Honra ao Mérito Legislativo ao ator Marco Nanini, em Sessão Solene realizada nesta sexta-feira (12). Proposta pelo deputado Guilherme Cortez (Psol), a cerimônia reuniu amigos, familiares e artistas, que parabenizaram a trajetória pessoal e profissional de um dos maiores ícones da cultura brasileira e protagonista no enriquecimento da cultura brasileira por meio da sensibilidade de sua arte no teatro, cinema e televisão.
"Agradeço a esta Casa e a todos que me reconheceram e agraciaram meu trabalho depois de tantos anos de dedicação à arte", contou, emocionado, Marco Nanini.
Segundo Cortez, Nanini ajudou a construir a cultura e a identidade do país e destacou que o ator, por meio da sua vocação para a comédia, é capaz de nos fazer rir e questionar sobre nossas dificuldades do dia a dia para que possamos mudá-las.
"Entre os muitos papéis que ele interpretou, está um dos personagens mais populares (Lineu Silva), de um dos produtos culturais mais populares do Brasil. Hoje, prestamos uma homenagem não só ao Marco Nanini, mas também a todos os brasileiros que ele "deu vida" e a todas as pessoas que se emocionaram com as histórias que ele contou por meio de sua arte", comentou Cortez.
A deputada Paula da Bancada Feminista (Psol) lembrou que sua geração cresceu assistindo o Lineu, um dos maiores personagens de Nanini, em "A Grande Família". "Conforme crescemos, vamos vendo a importância do trabalho de Marco Nanini para a história artística e cultural. Por isso, é fundamental que sua grandeza seja reconhecida pelo Parlamento Paulista com a maior honraria do Estado de São Paulo. Obrigada por tudo o que você fez por nós!", disse.
A diretora Carla Camurati e o ator Guilherme Weber elogiaram e demonstraram carinho, virtualmente, ao amigo de profissão. "Que maravilha um artista brasileiro ser homenageado numa Casa do Estado brasileiro! Isso nos enche de esperança, alegria e orgulho! Marco Nanini é um ator de vanguarda e, ao mesmo tempo, extremamente popular que é um farol para todos nós (atores) que já trabalhamos com ele e tivemos a sorte de assisti-lo. Feliz de um país que tem um ator como Marco Nanini", disse Weber.
Carla Camurati contou que ficou impressionada com a capacidade de interpretação do Nanini quando o viu pela primeira vez no teatro. "Que ator é esse?! Nanini é a Clarice Lispector, porque ele é capaz de ver os defeitos e as qualidades quando compõe seus personagens. Ele humaniza e consegue ver emocionalmente os sentimentos daquele personagem. Ele não é só um ator que usa sua personalidade para vestir o personagem, ele é o personagem! Por isso, é uma honra trabalhar com ele e ser sua amiga!", conta.
"Marco Nanini é alguém que simboliza legado: um artista que nos ensinou com leveza e profundidade que humor também é crítica, que palco também é política, e que viver a própria verdade é, por si só, um gesto transformador. Que esta homenagem não seja apenas o ponto alto da carreira de um grande ator, mas também um convite para que toda a sociedade reconheça o valor da longevidade LGBTQI+. Que sua arte continue iluminando o Brasil e inspirando futuras gerações!", complementa Nascimento.
Heloisa Alves, coordenadora estadual da Aliança Nacional LGBTQI+, destacou que Nanini é um dos artistas mais completos, corajosos e sensíveis da nossa cultura. "Nanini é um criador de mundos, um intérprete que atravessou gerações, palcos e telas com uma entrega rara, dando vida a personagens que marcaram do teatro e da televisão brasileira, mas sua contribuição vai além da arte. Marco Nanini abriu caminhos de forma elegante, silenciosa e firme para que outras pessoas pudessem existir com mais liberdade e dignidade neste país. Obrigada pela sua arte e pelo legado que você deixa para o Brasil!", disse.
Ubiratan Brasil, jornalista, destacou que Marco Nanini é um "colecionador de histórias" com mais de cem produções artísticas no currículo. O convidado destacou um dos personagens mais famosos da carreira do ator: Lineu Silva, o pai e "chefe de família", da antiga série de humor "A Grande Família", produzida pela Rede Globo de televisão entre 2009 a 2011.
Karin Rodrigues, atriz e amiga, destacou que "Nanini reúne vocação e inteligência cênica". A convidada ainda ressaltou qualidades e virtudes do ator, como generosidade com os amigos, e a qualidade impecável sempre presente em suas produções teatrais.
Para Almir Nascimento, diretor institucional da Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOLGBT-SP), a entrega do Colar de Honra ao Mérito ao Nanini não é apenas um gesto institucional, mas também um gesto simbólico com potência política. No final da cerimônia, a cantora Renata Peron animou o público com música e dança.
A Sessão Solene ainda contou com a participação de outros convidados, como Caroline Iara, codeputada da Bancada Feminista (Psol); Luiz Fernando Nanini, sobrinho do homenageado; Fernando Libonati, produtor cinematográfico; Gabrielle Araújo, vice-presidente do Sindicato dos Artistas e Técnicos de Espetáculos e Diversões do Estado de São Paulo (Sated-SP) e Eduardo Barbosa, presidente do Grupo Pela Vida. Também participaram virtualmente Igor Rocha, amigo do homenageado; Mariana Filgueiras, jornalista e Pedro Neves, fã e assessor de comunicação do ator.
Perfil do homenageado
Nascido em Recife, em 1948, Marco Antônio Barroso Nanini é um ator, autor, produtor teatral mais importantes e versáteis da cultura e arte brasileiras.
Desde a década de 1960, quando estreou nos palcos, Nanini construiu uma carreira sólida e diversificada, marcada pela seriedade e pelo humor nas diferentes linguagens de interpretação no teatro, cinema e televisão.
No teatro, Nanini participou de comédias, musicais e dramas, como "O Mistério de Irma Vap", encenada ao lado do ator Ney Latorraca, e "Quem Tem Medo de Virginia Woolf?", peças marcadas por fama, prestígio por sua versatilidade.
Já no cinema, o ator se consolidou em filmes, como "Carlota Joaquina, Princesa do Brazil" (1995), no qual interpretou Dom João VI, "O Auto da Compadecida" (2000) e "Lisbela e o Prisioneiro" (2003), comédia romântica sucesso de bilheteria.
Na televisão, Nanini consolidou seu nome e conquistou o carinho do grande público em novelas, como "Brega & Chique" (1988). O papel mais icônico de sua carreira na TV foi o de Lineu Silva, patriarca na série de comédia "A Grande Família" (2001-2014). A interpretação de Nanini transformou o personagem em símbolo do brasileiro comum, marcando gerações de espectadores.
Assista à Sessão Solene, na íntegra, na transmissão feita pela Rede Alesp:
Notícias relacionadas
- Trabalho dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente é valorizado em solenidade da Alesp
- Solenidade homenageia idealizador de projeto que transforma vidas de crianças sem cabelo
- Alesp condecora Renata Abreu por atuação em defesa das mulheres
- Sessão Solene da Alesp homenageia Sindicato dos Comerciários e defende fim da escala 6X1
- Solenidade homenageia memória dos 50 anos da morte do jornalista Vladimir Herzog
- Solenidade da Alesp celebra 125 anos da faculdade de Odontologia da USP
- Sessão Solene da Alesp reconhece trajetória e dedicação do sindicalista e professor José Gozze
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Deputado pede ao MP prisão de participante de 'A Fazenda' por ameaça e maus tratos contra enteado
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Com aprovação da Alesp, estado de São Paulo pode aderir ao Propag
- Delegada Raquel Gallinati toma posse como deputada na Alesp
- Alesp aprova e estado de São Paulo passa a ter 78 estâncias turísticas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Mudança de regras no repasse do ICMS para a Educação dos municípios é aprovada na Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações