Alesp celebra 80 anos do Hospital das Clínicas da USP, modelo de atendimento, pesquisa e inovação

Evento reuniu autoridades e profissionais de destaque da área da Saúde; instituição é considerada atualmente como o maior complexo hospitalar da América Latina
09/04/2024 18:47 | Referência | Da Redação - Fotos: Rodrigo Costa

Compartilhar:

80 anos do HCFMUSP: modelo para o mundo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2024/fg322194.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dep. Beth Sahão e Antônio Pereira, do HCFMUSP<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2024/fg322174.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Diretor-clínico do HC-FMUSP, Edivaldo Massazo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2024/fg322196.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2024/fg322197.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Júnior<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2024/fg322198.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dep. Beth Sahão: homenagem<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2024/fg322199.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Antônio José Rodrigues Pereira: farol da inovação<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2024/fg322200.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Referência de ensino, pesquisa, assistência e inovação, o Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP chega aos 80 anos. A data especial foi celebrada em uma solenidade realizada, nesta segunda (8), no Plenário Juscelino Kubitschek, da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Diversas autoridades e profissionais de destaque da área da Saúde estiveram presentes. A iniciativa foi proposta pela deputada Beth Sahão (PT). No evento, foi entregue uma placa comemorativa pelas oito décadas de serviços prestados à população.

Fundado em 1944, o HC foi o primeiro hospital público do Brasil a estar entre os 250 melhores do mundo. Atualmente, é o maior complexo hospitalar da América Latina. Entre 2020 e 2021, sua estrutura contribuiu para salvar milhares de vidas durante a pandemia da Covid-19, crise sanitária que atingiu todo o planeta.

Em paralelo ao atendimento prestado à população de vários pontos do País diariamente, a instituição também é um importante celeiro de novos métodos de atuação. O Laboratório de Ensino, Pesquisa e Inovação em Cirurgia (Lepic) iniciou recentemente suas atividades com o objetivo de desenvolver programas cirúrgicos inéditos nos campos da laparoscopia, videocirurgia, videoendoscopia e cirurgia robótica. É a tradição com o olhar voltado para o futuro.

"O HC é um farol da inovação, pela qualidade dos serviços prestados por seus cerca de 20 mil colaboradores. Na pandemia, teve a pioneira iniciativa de promover a telemedicina, possibilitando que pessoas de cidades distantes tivessem um atendimento facilitado, mas sempre humanizado. Além disso, o hospital é um dos pilares do Sistema Único de Saúde do Brasil", afirmou o superintendente do HCFMUSP, Antônio José Rodrigues Pereira.

Orgulho

"Saúdo a instituição que tem uma história que atravessa a vida de milhares de pessoas; que desperta orgulho em todo o estado. Em oito décadas, o HC tem se dedicado a tarefas primorosas e alcançado o êxito mais relevante: o de salvar vidas. Profissionais da medicina de diferentes áreas de conhecimento, sejam eles estudantes, cientistas, colaboradores, financiadores e técnico-administrativos têm se empenhado na tarefa de tornar a instituição a maior referência em saúde do nosso País, e até mesmo uma das maiores do mundo", apontou a deputada Beth Sahão, em seu discurso de abertura.

Humano

O diretor-clínico do HC-FMUSP, Edivaldo Massazo Utiyama, ressaltou a importância da instituição para o povo brasileiro como um todo e a sua missão de unir excelência médica com sensibilidade humana. "O HC é uma instituição que tem sido não apenas um marco na história da medicina, mas também um símbolo de excelência, compromisso e cuidado com a saúde de todos os brasileiros. Assim, tendo como pilares o ensino, pesquisa, assistência e inovação, o HC foi reconhecido como o melhor hospital público do Brasil pelo segundo ano consecutivo, de acordo com a revista Newsweek", disse ele. "Desde a sua inauguração, o HC tem sido a esperança para milhões de pessoas; um lugar onde a ciência se encontra com a compaixão e o conhecimento se une ao cuidado humano", afirmou Utiyama.

O secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, ressaltou que o trabalho desempenhado pelo HC serve de exemplo e continuará ditando os novos rumos da medicina no País. "O Hospital das Clínicas representa, para a saúde de São Paulo e do Brasil, um grande marco. É bom lembrar que 35% dos atendimentos de alta complexidade do estado, e muito do que se refere ao País, são feitos ali", apontou o secretário. "O HC e a Faculdade de Medicina da USP têm sido os grandes celeiros de inovação tecnológica. Estamos desenvolvendo parcerias em projetos de saúde digital e não tenho dúvidas de que São Paulo também será a grande referência no assunto no futuro", acrescentou Paiva.

Modelo

O reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Júnior, por sua vez, apontou que a relação da universidade com a população através do serviço prestado pelo hospital aproxima de fato a academia das pessoas e dá a dimensão do que ela pode fazer pelos brasileiros. "Os profissionais da Universidade de São Paulo que trabalham no HC elevaram o nível da saúde no estado e sempre trazem grandes novidades. Eles mudaram a medicina no Brasil, sendo um modelo de ensino e assistência. Quando olhamos os rankings internacionais, o HC sempre está colocado entre os melhores do mundo e isso é fruto da dedicação dos professores, servidores e dos nossos alunos", comentou Carlotti.

Também participou da solenidade o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan.









Assista ao evento, na íntegra, na transmissão feita pela TV Alesp:

alesp