Preservação cultural é destaque da Sessão desta segunda, 15, na Alesp

Permanência das oficinas culturais no estado e pluralismo da TV Cultura foram tópicos do debate
15/04/2024 17:42 | Sessão Ordinária | Da Redação - Fotos: Rodrigo Romeo

Compartilhar:

Deputada Leci Brandão (PCdoB)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2024/fg322510.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Carlos Giannazi (PSol)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2024/fg322511.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Eduardo Suplicy (PT)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2024/fg322512.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Conte Lopes (PL)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2024/fg322513.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Durante a Sessão Ordinária desta segunda-feira (15), no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, a deputada Leci Brandão (PCdoB) discursou em defesa da permanência das oficinas culturais existentes em vários municípios paulistas, algumas delas com décadas de atividades. Ainda sobre preservação cultural, o deputado Carlos Giannazi (Psol) se posicionou a favor da "independência e pluralismo" da TV Cultura.

Para a deputada Leci, o Decreto nº 68.405/2024, que cria o programa CultSP e promove uma transformação no conteúdo oferecido pelas oficinas culturais por meio de mais seminários e palestras na área de economia criativa, é injustificado. Segundo ela, as oficinas promovem a conexão cultural e educação artística para milhares de pessoas, gerando resultados positivos no fomento à cultura; algo que deve ser preservado.

Pensamento crítico

Já Giannazi, por sua vez, discursou sobre a possiblidade da TV Cultura passar por cortes de verbas por parte do Executivo. "A TV Cultura tem uma programação que busca promover o processo civilizatório, desenvolvendo um pensamento crítico", comentou o deputado.

Também participaram da Sessão os deputados Conte Lopes (PL), que tratou de assuntos referentes à Segurança Pública, e Eduardo Suplicy (PT), que falou sobre a importância da representatividade transexual.

Assista à Sessão, na íntegra, na transmissão feita pela TV Alesp:


alesp