Cerimônia ecumênica na Alesp relembra vítimas do genocídio armênio de 1915

Líderes religiosos e membros da comunidade armênia se reuniram em frente ao monumento Cruz de Pedra, na área externa do Palácio 9 de Julho; nesta sexta, dia 26, Alesp promove Sessão Solene em homenagem aos mortos no massacre
25/04/2024 11:57 | Homenagem | Da Redação - Fotos: Rodrigo Romeo

Compartilhar:

Ato solene realizado na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2024/fg323029.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Agente Federal Danilo Balas (PL)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2024/fg323028.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cruz de Pedra em homenagem ao povo armênio<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2024/fg323026.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Embaixador da República da Armênia no Brasil<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2024/fg323027.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ato solene realizado na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2024/fg323030.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Uma cerimônia ecumênica realizada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, na noite desta quarta-feira (24), prestou uma homenagem aos 1,5 milhão de mortos do período conhecido como genocídio armênio de 1915, quando o país foi atacado pelo Império Otomano durante a Primeira Guerra Mundial.

O Ato Solene foi realizado em frente ao monumento Cruz de Pedra, doado pela Armênia, e que hoje faz parte do acervo artístico e histórico da Alesp.

"Nós, na Casa de Leis Paulista, estamos ao lado do povo armênio para que todas as vítimas sejam lembradas. O Brasil é um país pacífico e que de braços abertos acolheu e acomodou o povo armênio", comentou o deputado Agente Federal Danilo Balas (PL), que promoveu o encontro.

Comunidade armênia

A cerimônia ecumênica reuniu representantes da comunidade bem como líderes de igrejas armênias instaladas em São Paulo. Também recebeu a presença da Consul Geral Honorária Hilda Diruhy Burmaian e do embaixador da República da Armênia no Brasil, Armen Yeganian.

"O Dia 24 de Abril é, provavelmente, o dia mais importante para a comunidade armênia que hoje vive espalhada em diversos países do mundo. O Brasil é um país amigo. O genocídio armênio é, em primeiro lugar, uma questão de direitos humanos e o Brasil e a Armênia têm muito a cooperar nesse sentido", frisou Yeganian.

O monumento

Instalada em 2003 na área externa do Palácio 9 de Julho, a Cruz de Pedra foi esculpida por Grigor Baghoumyan, notável escultor e artista popular da Armênia. A escultura mede 3,20m de altura, por 0,64m e por 0,55m de diâmetro.

A Armênia foi a primeira nação no mundo a adotar o cristianismo como religião oficial de Estado, por isso, a obra simboliza a fé milenar do povo armênio.

"Nossa história é marcada pelo cristianismo e essa é uma das manifestações artísticas mais genuínas armênias", explicou Lusine Yeghiazaryan, vice-chefe do Departamento de Letras Orientais da USP e professora do idioma armênio.

Sessão Solene

Também por meio do deputado Agente Federal Danilo Balas, a Alesp promoverá uma Sessão Solene em Memória dos Mártires Armênios do Genocídio de 1915. O evento acontece nesta sexta, dia 26, a partir das 20h, no Plenário Juscelino Kubitschek.

Vale lembrar que o Estado de São Paulo reconheceu oficialmente as vítimas do massacre armênio. Por meio da Lei 15.813/2015, foi instituído o Dia do Reconhecimento e Lembrança às Vítimas do Genocídio do Povo Armênio, a ser celebrado, anualmente, no dia 24 de abril.

Mais imagens do evento: https://www.flickr.com/photos/assembleiasp/albums/72177720316447172/


alesp