Da Tribuna


24/06/2015 18:45 | Da Divisão de Taquigrafia da Assembleia

Compartilhar:


CARLOS GIANNAZI - Cria o termo "descomemorar" pela passagem de um ano do Plano Nacional da Educação, do qual, adita, não houve desdobramentos. Considera baixo o financiamento e repudia o corte de verbas para o setor. Lamenta que ainda não tenha sido criado o Plano Estadual de Educação. Lembra que prazos para elaboração de planos estaduais e municipais não são obedecidos. Informa que protocolou, em 24/6, proposta de Plano Estadual de Educação, elaborado por entidades do setor. Afirma que propostas para Educação devem ser suprapartidárias e ter continuidade administrativa, independente de eventuais reformas políticas.

CORONEL TELHADA - Manifesta pesar pela morte do soldado Leandro Casemiro de Oliveira, assassinado durante roubo a estabelecimento comercial. Relata o episódio que vitimou o profissional, que tinha 31 anos, estava há cinco anos na PM, e deixa esposa gestante e filho de cinco anos. Propõe mudanças na legislação para favorecer o trabalho policial. Apresenta e comenta reportagem do jornal "Agora" e mostra-se favorável à redução da maioridade penal. Pleiteia alterações na legislação para crimes hediondos praticados por menores. Relata ocorrência policial, ocorrida em 23/6, na qual policial perseguiu dois ladrões. Parabeniza o policial pela ação. Relata as dificuldades do trabalho policial. Questiona crítica de oficial da PM, feita em programa televisivo.

ANALICE FERNANDES - Cumprimenta as cidades de Populina, São João das Duas Pontes e Santa Albertina, do noroeste paulista, que comemoram emancipação. Elogia as autoridades dos três municípios, dos quais tem o título de "cidadã". Agradece as ações do governador Geraldo Alckmin em favor da região. Dá conhecimento dos benefícios criados para a população. Lembra que é oriunda da cidade de Jales e conhece a realidade local. Enaltece personalidades dos citados municípios.

WELSON GASPARINI - Apela ao governador para que seja criado projeto para a reinclusão, no currículo escolar, da matéria Educação Moral e Cívica. Discorre sobre o tema. Relata sua preocupação com o futuro dos jovens. Repudia atos de corrupção na gestão pública. Ressalta a necessidade de ensinamento do civismo. Recorda a sua vivência escolar. Considera que, atualmente, há desrespeito quanto à figura do professor. Lembra cerimônias escolares de hasteamento da Bandeira Nacional e canto do Hino Nacional. Elenca várias atitudes ilegais, como tentativas de suborno, falsificação de atestados médicos, roubo de sinais de TV a cabo, entre outras.

LUIZ CARLOS GONDIM - Elogia o pronunciamento do deputado Welson Gasparini. Lamenta atitudes de pais que transferem a responsabilidade da educação para os professores. Discorre sobre a gripe H1N1, a chamada gripe suína. Recorda a morte de assessor pela doença. Faz comentários sobre o calendário de vacinação. Lembra que grande parte da população não tomou a vacina. Recorda a similaridade de sintomas da gripe com outras doenças. Pleiteia campanhas de educação da população quanto às questões sanitárias. Reitera a população que busque a vacina.

CEZINHA DE MADUREIRA - Para comunicação, registra a visita do vereador Mário Firmiano de Oliveira, de Charqueada.

RAFAEL SILVA - Relata assaltos praticados por menores de idade. Reflete sobre a vida pregressa, seu ambiente social e familiar desses menores, bem como a legislação. Repudia a presença das drogas no meio juvenil. Contesta argumentos de segmentos que combateu a punição a menores. Questiona a inimputabilidade. Recorda o período em que viveu nos Estados Unidos. Combate atos corruptos. Questiona vinculações do Executivo com empresas privadas. Enaltece a responsabilidade do Estado quanto ao tratamento dos menores.

ED THOMAS - Elogia a atuação do deputado Orlando Bolçone. Enaltece a cidade de Pirapozinho, da qual é originário, e na qual é bem votado. Lembra que o município é porta de entrada para o Pontal do Paranapanema. Informa que a cidade realiza a 27ª Festa de São João. Dá conhecimento de reunião, em 23/6, com o secretário de Estado da Agricultura Arnaldo Jardim. Cita comitiva que o acompanhou. Elenca os temas tratados. Lembra a passagem do "Dia do Lavrador" e destaca a importância deste profissional para a alimentação humana. Fala do programa "Melhor Caminho", para escoamento da produção agrícola.

ABELARDO CAMARINHA - Para comunicação, comenta texto jornalístico, publicado na "Folha de S. Paulo", sobre a apreensão, feita em residência de empresários da Odebrechet, na qual foram encontrados 43 contratos da empreiteira com o BNDES, para obras em países estrangeiros. Repudia o desvio de verbas públicas.

alesp