Liberada a pesca do caranguejo-uçá no Litoral-Centro


09/10/2015 10:56 | Da assessoria do deputado Caio França

Compartilhar:

Deputado encaminhou ofício à secretaria em junho<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2015/fg176858.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Mediante a solicitação do deputado Caio França (PSB), a Secretaria do Meio Ambiente liberou a pesca do caranguejo-uçá na região do Litoral-Centro do Estado de São Paulo, extensão que vai de Itanhaém até Bertioga. A liberação é subsidiada por laudo técnico que atesta a sua abundância na área, respeitando todas as questões ambientais.

Restabelecer a pesca da espécie é de grande importância para a retomada socioeconômica naquela área, haja vista as centenas de famílias que praticam e sobrevivem exclusivamente da pesca artesanal do caranguejo-uçá.

Caio França se baseia na medida temporária de liberação da pesca artesanal e de subsistência da espécie Ucides cordatus na região do Litoral-Centro, assim como vem sendo promovido na Área de Proteção Ambiental de Cananeia-Iguape-Peruíbe, na qual, por meio da Resolução SMA 2/2015, foram estabelecidas as condições para a utilização, em caráter excepcional, do caranguejo-uçá como recurso pesqueiro faunístico.

Essa que é hoje uma região metropolitana é também onde a indústria pesqueira se concentra, sendo relevante o desembarque de pescado para a economia paulista. Portanto, compatibilizar a pesca industrial com a pesca artesanal, as atividades de turismo e as consequências da atividade industrial e portuária é um desafio importante para esta Área de Preservação Ambiental (APA).

caiofranca@al.gov.com.br

alesp